Um simples corte de cabelo mudou a história da música para sempre

Elvis era visto pelos americanos como um “sex symbol”, roçando várias vezes o exibicionismo sexual. Isto foi algo condenado socialmente, o que até levou muitos liceus a banirem as jeans e o pomposo corte de cabelo que lhe eram característicos.

Elvis Presley era conhecido como o rei do Rock ‘n’ Roll, mas como qualquer mortal comum foi obrigado a cumprir serviço militar pelo exército dos Estados Unidos. A verdade é que Elvis poderia ter optado por fazer tours em concerto pelo exército, mas decidiu servir como um típico soldado. Esta aparentemente simples decisão mudou o curso da sua vida, da sua carreira e até da música e cultura norte-americana.

Quando se soube que o cantor ia para o exército, centenas de fãs do ícone escreveram cartas ao então presidente norte-americano Dwight D. Eisenhower a apelarem que Elvis fosse poupado. Um senador até fez uma petição para que fosse aberta uma exceção ao cantor para que não tivesse de cortar o cabelo.

No entanto, os piores pesadelos daqueles que o idolatravam viriam a tornar-se realidade. Elvis Presley teve mesmo de cortar o cabelo e as suas patilhas, no dia que ficou conhecido na imprensa internacional como a “Segunda-feira Negra”.

Durante os dois anos que esteve em serviço na Europa, conheceu Priscilla Beaulieu, a filha de 14 anos de um coronel norte-americano, que eventualmente viria a tornar-se a sua esposa. Ainda assim, nem tudo foram alegrias durante o seu tempo de serviço militar.

De acordo com o OZY, para além da morta da sua mãe, Elvis deu início a uma batalha interminável com um vício em anfetaminas, que lhe viria a colher a vida mais tarde.

Com o regresso da tropa, não só o seu cabelo vinha diferente, mas também a sua atitude. Elvis perdeu a sua irreverência e tornou-se mainstream, fazendo duetos com Sinatra e entrando numa espiral descente na sua carreira.

Enquanto estava na Alemanha, a música Rock ‘n’ Roll mudou muito — e rapidamente — nos Estados Unidos. Chuck Berry e Jerry Lee Lewis estiveram envolvidos num escândalo de envolvimento sexual com jovens e Buddy Holly, Big Bopper e Ritchie Valens morreram num acidente de avião em 1959. “O dia em que a música morreu”, escreveu um jornalista norte-americano nesse dia.

“É preciso olhar para os dois lados”, diz John Jackson, vice-presidente da Legacy Recordings/Sony Music Entertainment. “Uma parte de si estava irritada por ele ter sido tirado de nós naquele momento e posto em gelo, mas uma parte de si tem de dizer: ‘Bem, e se ele tivesse ficado e lançasse um monte de discos que as pessoas não iam gostar?”.

A ausência de Elvis e de alguns dos grandes ‘tubarões’ da música Rock deram a hipótese a outros nomes menos conhecidos de se afirmarem.

“Alguns dos piores erros da minha vida foram cortes de cabelo”, disse uma vez o falecido Jim Morrison, vocalista dos The Doors. E talvez este corte de cabelo tenha custado mais caro a Elvis do que ele alguma vez pensou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de Benfica e Sporting, Beto também interessa ao FC Porto

Depois do interesse de Benfica e Sporting, o FC Porto também está atento a Beto, o avançado do Portimonense que tem dado cartas esta temporada. Se pensava que esta ia ser uma corrida de dois cavalos …

Depois de uma emergência a contragosto, decidem-se as medidas para a 3.ª fase do desconfinamento

Esta quinta-feira, o Conselho de Ministro decide se o desconfinamento avança na próxima segunda-feira. Em causa está o avanço da terceira fase como previsto, a estagnação dos concelhos de maior risco na segunda fase ou …

"O culpado sou eu". Abel Ferreira perde Supertaça sul-americana nos penáltis

O Palmeiras, de Abel Ferreira, falhou na quarta-feira a conquista da Supertaça sul-americana de futebol, ao perder com o Defensa y Justicia no desempate por grandes penalidades (3-4), depois do desaire por 2-1 nos 120 …

Podem ter sido encontradas as pegadas de Neandertal mais antigas da Europa

Há cerca de 100 mil anos, uma grande família de Neandertais caminhou ao longo de uma praia naquilo que hoje é o sul de Espanha. Tal como qualquer criança que se preze, os mais novos …

Biden e Merkel pedem a retirada de militares russos (mas já há navios dos EUA a caminho)

Um dia depois de a Rússia anunciar que estava a realizar "exercícios militares" perto da fronteira ucraniana, a Ucrânia indicou também estar a proceder a manobras militares. Joe Biden e Angela Merkel apelaram esta quarta-feira …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: FC Porto com baliza tão longe...no Irão

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/chelsea-0-1-fc-porto-o-musical Tu, que estás aí desse lado, admite: nunca tinhas ouvido estes acordes: Eu apresento: é o hino oficial da Liga dos Campeões, a competição mais mediática de clubes no futebol. E é nessa competição que continuava …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Cientistas criam botão de Ligar/Desligar para a edição de genes

O CRISPR-Cas9 revolucionou a engenharia genética na última década. Agora, o novo método reversível pode controlar a expressão genética, deixando a sequência de ADN subjacente inalterada. O CRISPR-Cas9 é uma poderosa ferramenta de edição genética que …

Violação, coação sexual e abuso de pessoa incapaz podem vir a ser crimes públicos

O Parlamento vai discutir esta quinta-feira em plenário a transformação dos crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de pessoa incapaz de resistência em crime público, através de projetos de lei de vários partidos. O …

"Autêntico golpe de Estado". Bases de dados policiais do SEF vão ser controladas pelo Governo

As bases de dados de informações policiais detidas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) vão passar a ser controladas pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) na "dependência do membro do governo responsável …