Confirmado primeiro caso de sarampo em Lisboa

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

Um homem de 39 anos está internado no Hospital de Santa Maria com sarampo. O número de casos confirmados sobe para 71.

De acordo com o delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, citado pela Renascença, há o primeiro caso confirmado de sarampo em Lisboa.

A vítima é um homem de 39 anos, operário da construção civil que esteve a trabalhar no Porto. O delegado não acredita por isso, que o homem tenha sido “contagiado na zona sul, porque veio do Porto após uma viagem a Ruanda!.

O delegado lembra que “há uma grande imunização na região contra a doença, exceto numa franja da população entre os 40 e os 50 anos onde há pessoas que não foram vacinadas e que podem ser contagiadas”.

Graça Feitas, Diretora-Geral da Saúde, confirmou que o paciente “se encontra estável”, estando internado porque “tem também outra patologia para a qual faz tratamento”.

O homem tem “ligações laborais ao norte do país” e viajou também a trabalho para o Ruanda, ou seja, tem duas possíveis a ligações a dois focos diferentes da doença. Neste momento, está a ser feita uma investigação para reconstituir o percurso do doente e encontrar todas as pessoas com quem esteve em contacto. “Até este momento, já foram contactadas centenas de pessoas”, assegura Graça Freitas.

“Os casos de sarampo que existem de sarampo em Portugal ou aparecem a partir de importação – vírus que vêm de outros países – ou partir de cadeias de transmissão já secundárias ou terciárias, como se passa na região norte”, explica.

A Diretora-Geral da Saúde adiantou também que o doente “está vacinado, fez uma dose da vacina”, o que quer dizer que o “estado vacinal do doente significa que não transmite a doença tão facilmente”.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, elaborado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, dos 71 casos confirmados, dos quais 58 já estão curados, 40 (57%) eram mulheres e 61 (87%) eram profissionais de saúde.

Todos os infetados eram adultos: 57 tinham idades entre os 20 e os 34 anos, onze entre os 35 e os 44 anos e três entre os 45 e os 54 anos. Os dados do boletim “Sarampo em Portugal” referem ainda que dez doentes (14%) não estavam vacinados e sete (9%) tinham o esquema vacinal incompleto.

A maioria dos 71 casos de sarampo no atual surto tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, adianta a DGS.

A Direção-Geral da Saúde recorda que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes e até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea, que progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores, tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e cinco anos. Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da idade.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença. As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vir’ó disco e toca o mesmo.
    A técnica de propaganda é sempre a mesma.
    A maior parte dos infetados estava vacinada. E esta hein?…

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …