Confirmado primeiro caso de sarampo em Lisboa

Ivendrell / Wikimedia

Hospital de Santa Maria, Lisboa

Um homem de 39 anos está internado no Hospital de Santa Maria com sarampo. O número de casos confirmados sobe para 71.

De acordo com o delegado de Saúde Regional de Lisboa e Vale do Tejo, citado pela Renascença, há o primeiro caso confirmado de sarampo em Lisboa.

A vítima é um homem de 39 anos, operário da construção civil que esteve a trabalhar no Porto. O delegado não acredita por isso, que o homem tenha sido “contagiado na zona sul, porque veio do Porto após uma viagem a Ruanda!.

O delegado lembra que “há uma grande imunização na região contra a doença, exceto numa franja da população entre os 40 e os 50 anos onde há pessoas que não foram vacinadas e que podem ser contagiadas”.

Graça Feitas, Diretora-Geral da Saúde, confirmou que o paciente “se encontra estável”, estando internado porque “tem também outra patologia para a qual faz tratamento”.

O homem tem “ligações laborais ao norte do país” e viajou também a trabalho para o Ruanda, ou seja, tem duas possíveis a ligações a dois focos diferentes da doença. Neste momento, está a ser feita uma investigação para reconstituir o percurso do doente e encontrar todas as pessoas com quem esteve em contacto. “Até este momento, já foram contactadas centenas de pessoas”, assegura Graça Freitas.

“Os casos de sarampo que existem de sarampo em Portugal ou aparecem a partir de importação – vírus que vêm de outros países – ou partir de cadeias de transmissão já secundárias ou terciárias, como se passa na região norte”, explica.

A Diretora-Geral da Saúde adiantou também que o doente “está vacinado, fez uma dose da vacina”, o que quer dizer que o “estado vacinal do doente significa que não transmite a doença tão facilmente”.

De acordo com o Boletim Epidemiológico, elaborado pela Direção-Geral da Saúde e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, dos 71 casos confirmados, dos quais 58 já estão curados, 40 (57%) eram mulheres e 61 (87%) eram profissionais de saúde.

Todos os infetados eram adultos: 57 tinham idades entre os 20 e os 34 anos, onze entre os 35 e os 44 anos e três entre os 45 e os 54 anos. Os dados do boletim “Sarampo em Portugal” referem ainda que dez doentes (14%) não estavam vacinados e sete (9%) tinham o esquema vacinal incompleto.

A maioria dos 71 casos de sarampo no atual surto tem ligação ao Hospital de Santo António, no Porto, adianta a DGS.

A Direção-Geral da Saúde recorda que o vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde quatro dias antes e até quatro dias depois do aparecimento da erupção cutânea.

Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois de a pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea, que progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores, tosse, conjuntivite e corrimento nasal.

Existe vacina contra o sarampo no Programa Nacional de Vacinação, que deve ser administrada aos 12 meses e cinco anos. Os profissionais de saúde devem ter as duas doses da vacina independentemente da idade.

Quem já teve sarampo está imunizado e não voltará a ter a doença. As pessoas com o esquema vacinal completo podem contrair a doença, mas de forma leve e não são veículo de transmissão, segundo as autoridades de saúde.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vir’ó disco e toca o mesmo.
    A técnica de propaganda é sempre a mesma.
    A maior parte dos infetados estava vacinada. E esta hein?…

RESPONDER

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …