Um quarto dos americanos ignora que a Terra gira em torno do Sol

JMA / EUMETSAT / NASA

O Planeta Terra visto do espaço

O Planeta Terra visto do espaço

Um quarto dos norte-americanos ignora que a Terra gira em torno do sol, e mais de metade desconhece que o homem descende do macaco, revela um inquérito da Fundação Nacional das Ciências (FNC) dos Estados Unidos hoje divulgado.

De acordo com uma sondagem efetuada junto de 2.200 pessoas, apenas 74% dos interrogados sabem que o planeta Terra gira em torno do sol, e 52% ignoram que o ser humano descende do macaco. Este segundo resultado, especificamente, pode estar relacionado com a massa de cristãos americanos que acredita na teoria criacionista.

Em nove questões relacionadas com conhecimentos elementares em física e biologia, a média de respostas certas foi de apenas 6,5%.

Apesar dos resultados muito medíocres relacionados com os conhecimentos científicos dos norte-americanos interrogados pela FNC, mais de 90% declararam-se “muito interessados” ou “moderadamente interessados” pelas novas descobertas médicas.

No entanto, os Estados Unidos parecem relativamente bem colocados no que se refere à “educação científica informal”. Assim, perto de 60% dos norte-americanos já visitaram um jardim zoológico, um aquário, um museu de história natural ou de ciências e de tecnologias, e um terço opina que a ciência e a tecnologia devem beneficiar de mais investimentos.

Por sua vez, perto de 90% dos participantes no inquérito consideram que os cientistas “ajudam a resolver os problemas difíceis” e “trabalham para o bem da humanidade”, sublinha John Besley, professor adjunto de relações públicas na universidade do estado do Michigan, que analisou os resultados da sondagem.

Realizado de dois em dois anos, este inquérito está incluído num relatório de ciência e engenharia que a FNC envia regularmente ao Presidente e ao Congresso.

Besley apresentou os resultados deste inquérito à conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), reunida em Chicago de 12 a 17 de fevereiro.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Segundo diz a notícia: “(…) 52% [dos norte americanos] ignoram que o ser humano descenda do macaco. Então o homem descende do macaco? Se sim, quem criou o macaco? O macaco surgiu do nada? Surgiu do vazio existencial? O problema da ciência é que, só consegue ver de uma forma positiva e racional (com os olhos físicos, portanto). Mas a grande verdade é que a realidade e a essência da mesma, estão muito para além disso (muito fraco seria o nosso Deus, se permitisse que o ser humano (sempre cheio de limitações e imperfeições de toda a espécie), se pudesse, sequer, aproximar da mesma. Quando eliminamos Deus do processo criativo, só estamos a eliminar a própria existência e a regressar ao vácuo completo. Deus não é uma hipótese de fé, mas uma verdade científica. Pode usar-se qualquer teoria para explicar o mundo e a natureza – do big-bang à teoria da evolução biológica-, mas nenhuma delas, pode incluir o “nada” ou o “vácuo existencial”. Nalgum momento Deus tem de aparecer (e isso, só não acontecerá se este encadeamento de ideias, for interrompido pelo arreigado ateísmo e pelo preconceito).

  2. Esta noticia brada aos céus!!!
    Desde quando a teoria da evolução é uma verdade insufismável???
    Durante anos e anos de actividade escolar tentaram de todas as formas fazer encaixar na minha cabeça essa suposta verdade de que o homem descende dpo macaco, mas não o conseguiram, porque eu tenho por certo que um ser tão perfeito como nós foi criado por um ser superior, chamemos-lhe Deus ou outra coisa qualquer. Na verdade existem muitos macacos por aí mas eu sou, tal como dizia um amigo inteligentissimo, não um animal, mas sim um ser animado dotado de razão, criado à imagem e semelhança de Deus.
    Talvez muitos não acreditem nisto e prefiram continuar a acreditar que descendem de um macaco. Fazem mal. Eu sou muitissimo mais feliz porque acredito na verdade e beleza da criação. Tenho dito!!!

  3. O Homem não descende do macaco. A verdade é que os humanos e os macacos têm um ascendente comum. Tal como, de resto, todas as formas de vida na Terra.

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …