Um quarto dos americanos ignora que a Terra gira em torno do Sol

JMA / EUMETSAT / NASA

O Planeta Terra visto do espaço

O Planeta Terra visto do espaço

Um quarto dos norte-americanos ignora que a Terra gira em torno do sol, e mais de metade desconhece que o homem descende do macaco, revela um inquérito da Fundação Nacional das Ciências (FNC) dos Estados Unidos hoje divulgado.

De acordo com uma sondagem efetuada junto de 2.200 pessoas, apenas 74% dos interrogados sabem que o planeta Terra gira em torno do sol, e 52% ignoram que o ser humano descende do macaco. Este segundo resultado, especificamente, pode estar relacionado com a massa de cristãos americanos que acredita na teoria criacionista.

Em nove questões relacionadas com conhecimentos elementares em física e biologia, a média de respostas certas foi de apenas 6,5%.

Apesar dos resultados muito medíocres relacionados com os conhecimentos científicos dos norte-americanos interrogados pela FNC, mais de 90% declararam-se “muito interessados” ou “moderadamente interessados” pelas novas descobertas médicas.

No entanto, os Estados Unidos parecem relativamente bem colocados no que se refere à “educação científica informal”. Assim, perto de 60% dos norte-americanos já visitaram um jardim zoológico, um aquário, um museu de história natural ou de ciências e de tecnologias, e um terço opina que a ciência e a tecnologia devem beneficiar de mais investimentos.

Por sua vez, perto de 90% dos participantes no inquérito consideram que os cientistas “ajudam a resolver os problemas difíceis” e “trabalham para o bem da humanidade”, sublinha John Besley, professor adjunto de relações públicas na universidade do estado do Michigan, que analisou os resultados da sondagem.

Realizado de dois em dois anos, este inquérito está incluído num relatório de ciência e engenharia que a FNC envia regularmente ao Presidente e ao Congresso.

Besley apresentou os resultados deste inquérito à conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), reunida em Chicago de 12 a 17 de fevereiro.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Segundo diz a notícia: “(…) 52% [dos norte americanos] ignoram que o ser humano descenda do macaco. Então o homem descende do macaco? Se sim, quem criou o macaco? O macaco surgiu do nada? Surgiu do vazio existencial? O problema da ciência é que, só consegue ver de uma forma positiva e racional (com os olhos físicos, portanto). Mas a grande verdade é que a realidade e a essência da mesma, estão muito para além disso (muito fraco seria o nosso Deus, se permitisse que o ser humano (sempre cheio de limitações e imperfeições de toda a espécie), se pudesse, sequer, aproximar da mesma. Quando eliminamos Deus do processo criativo, só estamos a eliminar a própria existência e a regressar ao vácuo completo. Deus não é uma hipótese de fé, mas uma verdade científica. Pode usar-se qualquer teoria para explicar o mundo e a natureza – do big-bang à teoria da evolução biológica-, mas nenhuma delas, pode incluir o “nada” ou o “vácuo existencial”. Nalgum momento Deus tem de aparecer (e isso, só não acontecerá se este encadeamento de ideias, for interrompido pelo arreigado ateísmo e pelo preconceito).

  2. Esta noticia brada aos céus!!!
    Desde quando a teoria da evolução é uma verdade insufismável???
    Durante anos e anos de actividade escolar tentaram de todas as formas fazer encaixar na minha cabeça essa suposta verdade de que o homem descende dpo macaco, mas não o conseguiram, porque eu tenho por certo que um ser tão perfeito como nós foi criado por um ser superior, chamemos-lhe Deus ou outra coisa qualquer. Na verdade existem muitos macacos por aí mas eu sou, tal como dizia um amigo inteligentissimo, não um animal, mas sim um ser animado dotado de razão, criado à imagem e semelhança de Deus.
    Talvez muitos não acreditem nisto e prefiram continuar a acreditar que descendem de um macaco. Fazem mal. Eu sou muitissimo mais feliz porque acredito na verdade e beleza da criação. Tenho dito!!!

  3. O Homem não descende do macaco. A verdade é que os humanos e os macacos têm um ascendente comum. Tal como, de resto, todas as formas de vida na Terra.

RESPONDER

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …

Alterações climáticas podem colapsar os sistemas de saúde, alertam especialistas

O quinto relatório anual da Lancet sobre saúde e clima revelou que todos os países enfrentam ameaças à saúde humana, "que se multiplicam e se intensificam" à medida que as alterações climáticas originam novas pandemias …

Obama, Bush e Clinton vão vacinar-se publicamente para encorajar os norte-americanos

Os ex-presidentes dos EUA Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton disseram que estão prontos para serem vacinados publicamente contra a covid-19, a fim de encorajar os seus concidadãos a fazer o mesmo. Obama disse …

Retenção na fonte mensal reduzida em cerca de 2%. Salários terão um "ligeiro aumento"

As retenções na fonte em 2021 sobre salários de trabalho dependente vão reduzir-se em cerca de 2% face às praticadas este ano e irão permitir um “ligeiro aumento” do rendimento líquido mensal, segundo simulações da …

Em março já deverá haver imunização “suficientemente grande” da população

O epidemiologista Manuel do Carmo Gomes defendeu esta quinta-feira que “se tudo correr normalmente” com a vacinação contra a covid-19, no final de março haverá uma imunização “suficientemente grande” na população para evitar “grandes aumentos …

Quatro mortos e um ferido em explosão em estação de águas residuais em Bristol

Quatro pessoas morreram e outra ficou ferida após uma grande explosão numa estação de tratamento de águas residuais de Bristol, no sul de Inglaterra,. As vítimas mortais são três funcionários e um trabalhador externo, disse o …

Ventura diz que Marcelo quer flexibilização das restrições no Natal

O líder e deputado único do Chega, André Ventura, afirmou esta quinta-feira que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou a vontade de que haja alguma flexibilização das restrições à circulação no Natal. Após …

Governo do Brasil aponta início da vacinação entre janeiro e fevereiro

O ministro da Saúde do Brasil, Eduardo Pazuello, disse que o país vai começar a receber 15 milhões de doses de vacinas para a covid-19 entre janeiro e fevereiro de 2021, com mais cem milhões …