Um lago de água a ferver continua a crescer dentro do Kilauea (e não se sabe porquê)

US Geological Survey

Um lago de água a ferver está a crescer no fundo da Cratera Halema’uma’u, uma grande cratera localizada na caldeira de Kilauea, na ilha do Hawai. Os cientistas não sabem de onde vem a água.

A misteriosa piscina foi descoberta em 31 de julho, quando as investigações geológicas do LIDAR observaram uma “pequena mancha verde dentro da área visível mais profunda da nova caldeira do cume”, de acordo com o US Geological Survey (USGS), em comunicado. Duas pequenas piscinas continuaram a crescer, acabando por se fundir.

As medições rotineiras do telémetro a laser indicam que a lagoa continua a subir a uma taxa de pouco menos de um metro por semana. As fotos capturadas pelo USGS mostram como as lagoas aumentaram de tamanho entre 7 de agosto e 23 de agosto – apenas duas semanas.

US Geological Survey

“Que diferença uma quinzena pode fazer! Estas fotos mostram o crescimento da lagoa de água em Halema‘uma‘u por um período de duas semanas”, disse o USGS, em comunicado. “Em 7 de agosto, a lagoa principal tinha cerca de 15 metros de largura e separou-se de duas lagoas menores; no dia seguinte, o nível da água subiu o suficiente para que todas as três lagoas se unissem. A 23 de agosto, a lagoa única e alongada tinha cerca de 35 metros de largura e cerca de 80 metros de comprimento – e ainda está a crescer”.

As estimativas sugerem que a temperatura da superfície da água está em torno dos 70°C.

Os cientistas estão a tentar para confirmar a origem do lago, pois não têm certeza de onde vem a água a ferver, mas acreditam que possa estar relacionado com a erupção do ano passado. O Kilauea entrou em erupção durante vários meses no verão passado, durante o qual ferveu um lago de água doce, produziu as suas próprias nuvens de tempestade e tornado, fez fogo azul e novas terras ao longo da costa. Após uma série de colapsos, o fundo da cratera está mais baixo que o topo do lençol freático.

“Eu acho que, salvo qualquer tipo de distúrbio, continuará a penetrar e eventualmente equilibrar-se, de modo que o lençol freático e o nível da água na cratera sejam mais ou menos os mesmos”, disse o geólogo Scott Rowland em comunicado. A água não é observada na cratera há pelo menos 200 anos, mas Rowlands acrescenta que as lendas havaianas mencionam a água encontrada nas suas profundezas.

O Observatório do Vulcão Havaiano, um dos cinco observatórios do Serviço Geológico dos EUA, continuará a monitorizar este lagos na cratera do Kilauea.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os Açores têm nascentes termais originárias de toda aquela região vulcânica, não estou a ver aqui grande razão para espanto perante tal situação.

RESPONDER

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …