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Um estranho avião com 22 motores quer mudar a forma como voamos

Whisper Aero

O estranho avião Whisper Jetliner de 100 passageiros, com 22 motores

A Whisper Aero apresentou uma proposta audaciosa à NASA, com o objetivo de revolucionar a indústria da aviação com o seu Whisper Jetliner — um avião elétrico de 100 passageiros desenhado para reduzir drasticamente os custos dos voos.

O design incomum do Whisper Jetliner  apresenta 22 propulsores elétricos ultra-silenciosos nas bordas das asas e um fuselagem afiada, semelhante a uma cápsula, sem leme nem estabilizador.

O inovador design, que se desvia significativamente do dos aviões tradicionais, promete custos mais baixos por quilómetro, e foi projetado carreiras da ordem dos 800 quilómetros.

O conceito da Whisper Aero já deu entretanto provas de ser viável em menor escala, com um modelo de 9 passageiros com que a empresa prevê poder avançar a curto prazo.

Segundo o El Confidencial, o objetivo da empresa sediada no Tennessee é escalar para o Whisper Jetliner até 2050.

O jato está equipado com 11 propulsores elétricos ultra-silenciosos nas bordas frontais de cada asa, desenhados para aumentar a sustentação soprando ar sobre a superfície superior da asa, o que lhe permite transportar mais peso, incluindo passageiros, carga e as baterias necessárias para a operação, sem sacrificar o desempenho.

Além do inovador conceito de propulsão, o Whisper Jetliner introduz uma configuração de cauda horizontal localizada externamente, colocando estabilizadores horizontais e verticais nas pontas das asas.

Este design mantém as superfícies de controlo fora do fluxo de ar descendente criado pelos ventiladores e pela superfície superior das asas, o que a Whisper Aero afirma aumentar a eficácia das superfícies de controlo e a eficiência aerodinâmica geral.

“Em termos económicos, o Whisper Jetliner poderá superar as soluções de aviação atuais, dependentes de combustíveis aeronáuticos tradicionais, diz o CEO da Whisper Aero, Mark Moore, citado pelo Future Flight.

O sistema de propulsão do Whisper Jetliner é excecionalmente eficiente, com uma relação de pressão do ventilador em velocidades de cruzeiro mais próxima do ideal do que os turboventiladores convencionais, melhorando a eficiência propulsiva entre 5 a 10%. Cada um dos 22 ventiladores é alimentado por um motor elétrico de 1 MW, capaz de produzir um impulso significativo.

A fator chave no desempenho do Whisper Jetliner é o seu sistema de baterias, projetado para usar uma bateria de 14,6 megawatts-hora de 23.246 kg, o que representa apenas 32% do peso bruto da aeronave de cerca de 72.000 kg — comparável ao de um Airbus A220-100, que pesa 63.000 kg.

O Whisper Aero está assim desenhado para oferecer um custo energético mais baixo em voos abaixo de 800 quilómetros, quando comparado com o do Airbus A220.

A viabilidade do inovador conceito desta aeronave elétrica será colocada à prova — se o programa Advanced Aircraft for Sustainable Aviation, da NASA, a que a empresa apresentou o projeto, confirmar o seu potencial.

ZAP //

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