Um erro de 45 segundos de Al-Baghdadi quase destruiu o Daesh

1

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Em novembro de 2016, o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi, emitiu uma ordem por rádio portátil, denunciando a sua localização.

Abu Bakr Al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, cometeu um ínfimo erro que quase “decapitou” a organização terrorista e que provou que ser um fugitivo na era digital não é uma tarefa fácil.

No dia 3 de novembro de 2016, Al-Baghdadi colocou o seu califado em risco quando utilizou um rádio portátil durante apenas 45 segundos, numa aldeia entre o oeste de Mossul e a cidade de Tal Afar. Os espiões ficaram espantados quando reconheceram a voz do califa a exortar os jihadistas sob seu comando a manter posição nas linhas de batalha.

“Al-Baghdadi falou durante 45 segundos e logo depois os guardas retiraram o rádio das suas mãos”, contou um membro Conselho de Segurança da Região do Curdistão que supervisionou a interceção da comunicação.

De acordo com a RT, este deslize permitiu que a rede de espiões perseguisse Al-Baghdadi, com o objetivo de seguir o seu rasto em tempo real. No entanto, para além de não haver tempo para agir, o líder foi retirado a tempo do lugar pelo seu séquito.

Al-Baghdadi conseguiu escapar de forma semelhante em duas outras ocasiões, em que o uso breve e descuidado de um dispositivo de comunicação o atraiçoou.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.