Um erro de 45 segundos de Al-Baghdadi quase destruiu o Daesh

(dr)

Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo terrorista Estado Islâmico

Em novembro de 2016, o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al-Baghdadi, emitiu uma ordem por rádio portátil, denunciando a sua localização.

Abu Bakr Al-Baghdadi, líder do Estado Islâmico, cometeu um ínfimo erro que quase “decapitou” a organização terrorista e que provou que ser um fugitivo na era digital não é uma tarefa fácil.

No dia 3 de novembro de 2016, Al-Baghdadi colocou o seu califado em risco quando utilizou um rádio portátil durante apenas 45 segundos, numa aldeia entre o oeste de Mossul e a cidade de Tal Afar. Os espiões ficaram espantados quando reconheceram a voz do califa a exortar os jihadistas sob seu comando a manter posição nas linhas de batalha.

“Al-Baghdadi falou durante 45 segundos e logo depois os guardas retiraram o rádio das suas mãos”, contou um membro Conselho de Segurança da Região do Curdistão que supervisionou a interceção da comunicação.

De acordo com a RT, este deslize permitiu que a rede de espiões perseguisse Al-Baghdadi, com o objetivo de seguir o seu rasto em tempo real. No entanto, para além de não haver tempo para agir, o líder foi retirado a tempo do lugar pelo seu séquito.

Al-Baghdadi conseguiu escapar de forma semelhante em duas outras ocasiões, em que o uso breve e descuidado de um dispositivo de comunicação o atraiçoou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …