Astrónomos descobrem um dos maiores e mais completos anéis de Einstein

O anel de Einstein foi descoberto em dezembro do ano passado, mas só agora uma equipa de cientistas analisou o objeto em detalhe.

Uma equipa de astrónomos utilizou um conjunto de dados para estudar um dos maiores e mais completos “anéis de Einstein” já observados. Localizado na constelação Fornalha, foi detetado em dezembro de 2020 pelo Telescópio Espacial Hubble e apelidado de “Anel Derretido”.

Segundo o Sci-News, GAL-CLUS-022058-38303 é o resultado de um fenómeno conhecido como lente gravitacional, que ocorre quando uma galáxia distorce a luz de outra mais distante através do seu campo gravitacional.

Neste caso, o efeito ocorreu com duas galáxias a cerca de 9,4 mil milhões de anos-luz de distância. A gravidade da galáxia mais próxima criou uma curvatura no espaço-tempo, que “obrigou” a luz da galáxia mais distante a acompanhar essa mesma curva, antes de chegar às lentes do Hubble.

Para que o efeito ocorra, é necessário que as galáxias estejam alinhadas com o nosso planeta. Desta forma, a luz mais distante é distorcida e também ampliada.

De acordo com os cientistas, que usaram dados de instrumentos como o Observatório Europeu do Sul e o Very Large Telescope (VLT), a imagem das duas galáxias foi ampliada 20 vezes. Com estes dados, a equipa determinou o valor do redshift – efeito que torna a luz de objetos mais distantes mais avermelhada – das galáxias ampliadas.

Como a lente gravitacional ampliou a imagem das galáxias em 20 vezes, a capacidade de observação do Hubble foi aumentada para equivaler à de um telescópio de 48 metros. Com esta enorme capacidade, os astrónomos conseguiram determinar que a galáxia ampliada é uma espiral relativamente comum.

Tendo em conta que a luz distorcida demorou 9,4 mil milhões de anos para chegar até nós, esta galáxia estava no auge da formação de estrelas no Universo.

“Podemos ver claramente os braços em espiral e a protuberância central da galáxia nas imagens do Hubble”, disse Susana Iglesias-Groth, do Instituto de Astrofísica das Ilhas Canárias. “Isto ajudar-nos-á a compreender melhor a formação estelar em galáxias distantes.”

O artigo científico com as descobertas foi publicado a 23 de setembro no Astrophysical Journal.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Falta de respeito". Patrões abandonam concertação social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …

Governo avança com desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis para as famílias

O Governo vai criar um desconto de dez cêntimos por litro nos combustíveis para todas as famílias, até 50 litros por mês. Uma medida que estará em vigor entre novembro deste ano e março do …

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN

PAN já enviou memorando de entendimento ao Governo

O partido Pessoas–Animais–Natureza enviou ao Governo, esta sexta-feira, o memorando de entendimento com cerca de 60 propostas, no âmbito do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "O PAN fez chegar ao Governo um memorando do qual …

Alterações ao Orçamento de 2021 custaram, afinal, muito mais do que o estimado pelo Governo

Apenas duas das 291 medidas adicionadas representaram um impacto anual de 88 milhões de euros, com o Governo a calcular, durante a especialidade, que a totalidade custaria 3,2 milhões de euros. As alterações feitas ao Orçamento …

Entre a pandemia e os preços da energia, Marcelo alerta que chumbo do OE criaria "mais um problema"

O Presidente da República reiterou, esta sexta-feira, que deseja evitar uma crise política criada por um eventual chumbo do Orçamento de Estado, porque "só juntaria um problema" à pandemia e à subida dos preços dos …