Um copinho por dia nem sabe o mal que lhe fazia

5

LexnGer / Flickr

Nem mesmo o consumo moderado de bebidas alcoólicas é bom para a saúde. É o que revela um estudo, sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, que envolveu quase cinco milhões de pessoas.

É o mais consensual, entre os especialistas: o álcool não contribui para a prevenção de doenças nem aumenta a esperança média de vida. É a conclusão de uma investigação publicada, em março, no Journal of the American Medical Association (JAMA).

Tim Stockwell, autor principal do estudo e professor de psicologia da University of Victoria, adverte: “não se iludam pensando que isso melhora a saúde. À medida que as pesquisas avançam, as evidências disso são cada vez mais instáveis”.

Os investigadores revelam que 25 gramas de álcool (um copo) por dia para mulheres e 45 (dois copos) para homens já acarretam um risco significativo para a saúde. Stockwell lamenta as más notícias para quem o vinho é a “droga recreativa favorita”.

Já no ano passado, um estudo, publicado na mesma revista (JAMA), feito por uma equipa de pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e de Harvard, analisou os dados genéticos e médicos de quase 400.000 pessoas.

Foi possível associar a ingestão de álcool – mesmo que em pequenas quantidades – a doenças cardíacas. No entanto, de forma expectável,verificaram que o risco aumentava exponencialmente em quem apresentava níveis mais altos de ingestão.

Também no ano passado, a Federação Mundial do Coração publicou um resumo de políticas do álcool, onde deixa evidente que, “ao contrário da opinião popular, o álcool não é bom para o coração”.

Em muita ou pouca quantidade, o vinho tem vindo a perder consenso científico.

As autoridades dietéticas norte-americanas estão também cada vez mais cautelosas quanto ao assunto, e o relatório Dietary Guidelines for Americans alerta que mesmo beber dentro dos limites recomendados pode aumentar o risco geral de morte.

Ou seja: beber álcool, alegando potenciais benefícios para a saúde, é falacioso — porque afinal, com ou sem moderação, beber não faz bem à saúde.

Miguel Esteves, ZAP //

5 Comments

  1. Se for sumo de uva sem aditivos (vinho) lhe garanto que se beber com moderação só lhe faz bem ao coração. Mas esse vinho você não encontra no supermercado.

    • Olha… este passou-se… Mais um que vem falar do que desconhece. É cada tolo. Não encontra no supermercado?!!! Mas quê?!! Só bebe vinho em talha?!

  2. Mais um estudo da treta. Para cada estudo a dizer que o vinho faz mal existe outro a dizer que faz bem… Nada na natureza faz mal se for consumido com moderação e essa é que é a verdade o resto… São interesses comerciais contratados por quem quer os estudos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.