Um arco-íris celestial abraçou a Lua (e um fotógrafo captou o fenómeno raro)

(dr) Alberto Ghizzi Panizza

O fotógrafo italiano Alberto Ghizzi Panizza conseguiu fotografar, a partir da sua casa, perto de Parma, um fenómeno raro conhecido como coroa lunar.

No dia 24 de janeiro, Alberto Ghizzi Panizza fotografou uma das imagens mais espetaculares da sua carreira: um arco-íris à volta da Lua.

O satélite natural da Terra aparece rodeado por um extenso anel com as cores do arco-íris. Este fenómeno raro, conhecido como coroa lunar, acontece quando a luz refletida pela superfície do corpo celeste é refratada pelas partículas flutuantes do ar e gelo, criando um efeito de auréola.

“Já observei este fenómeno várias vezes, mas nunca tinha conseguido fotografá-lo”, disse Panizza, citado pelo Daily Mail. “Desta vez, confinado em casa a ver o fenómeno, tinha comigo todo o equipamento necessário para capturar o momento.”

A imagem foi partilhada pelo próprio na sua conta de Instagram. Tirada com uma câmara Nikon Z7II, lentes Nikkor 300mm f/2.8 GII VR e um tripé Star Adventurer Tracker, a partir da sua casa, a fotografia está a ser amplamente partilhada nas redes sociais.

O objetivo do fotógrafo era conseguir registar a beleza do acontecimento e em todos os ângulos. A imagem foi captada entre as 22h e as 00h (horário local) e é, na realidade, a fusão das centenas de fotografias que o fotógrafo tirou nesse espaço de tempo.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …

É um pássaro? É um avião? Não, é uma estrada de drones

Várias empresas estão a juntar-se ao governo de Israel na criação de sistemas de entregas através de drones. O objectivo final é ter uma estrada destes aparelhos nos céus. Num futuro próximo, as estradas podem estar …

IVAucher já devolveu 5,5 milhões de euros aos consumidores

Até agora, o programa IVAucher devolveu 5,55 milhões de euros aos consumidores, foi anunciado, esta segunda-feira, pelo Ministério das Finanças. De acordo com o comunicado do Ministério das Finanças, desde 1 de outubro foram efetuadas 609.560 …