Depois de um ano atarefado, Isabel II aumenta salário de 400 funcionários (e dá-lhes mais um dia de férias)

Após 12 meses intensos – com dois casamentos reais e dois novos bebés para o Windsor – é a hora da Rainha Isabel II compensar os seus funcionários.

2018 foi um ano que teve um ritmo acelerado dentro da Casa Real Britânica: o nascimento do príncipe Louis, o casamento em maio do príncipe Harry e Meghan Markle, o contacto de Beatrice de York em outubro, uma primeira visita de Donald Trump e o 70º aniversário de Carlos da Inglaterra.

Mas 2019 não está a ser muito menos ocupado: além de todos os eventos regulares, os duques de Sussex receberam o pequeno Archie Harrison em maio e, em junho, o presidente dos Estados Unidos fez uma segunda visita de estado.

Agora, os funcionários reais vão ser finalmente recompensados ​​pelo trabalho árduo realizado durante todos esses últimos meses. Na noite de terça-feira, o jornal The Sun informou que, a título de agradecimento e compensação, a rainha da Inglaterra deu um aumento salarial oficial de até 4%, juntamente com um dia de férias pago extra. “É o melhor aumento que tivemos em anos”, disse uma fonte real à media britânica.

O referido aumento salarial será efetivo a partir do mês de abril e será aplicado apenas aos funcionários que obtiverem uma renda económica anual inferior a 56.375 libras (o equivalente a 62 mil euros), que no total totaliza cerca de um terço dos 1.200 pessoas que trabalham a cargo do Soberano Inglês no Palácio de Buckingham, Castelo de Windsor, Castelo de Balmoral e Sandringham.

Além do filtro de renda anual mínimo, será aplicado o desempenho favorável do seu trabalho. Todo o pessoal mencionado receberá um aumento de 1,5% sobre o IPC. No entanto, esse percentual pode ser aumentado em mais 2,5% para aqueles que receberam um relatório de avaliação positivo dos seus superiores: lacaios, criados, mordomos, auxiliares de câmara – até um total de 400 pessoas.

A fonte real também confessou que a insatisfação e o desconforto entre os funcionários de Isabel II aumentaram cada vez mais nos últimos anos. É que os funcionários da família real britânica perderam certos privilégios associados ao seu status de trabalho como compensação pela sua fidelidade à rainha. Entre eles: ocupar salas gratuitas no palácio, sabonetes grátis e guardar os restos de vinhos e sobras depois dos banquetes do Estado.

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, a rainha Isavel II acaba de revalidar o seu título honorário como a mais popular entre a realeza britânica. Preparada pela YouGov por meio de consultas a 9.400 pessoas, sobe para o primeiro lugar com 72% de votos positivos, embora apenas um ponto acima do príncipe Harry. Os seus súbditos dizem que ela é “admirável, trabalhadora, respeitada, digna e dedicada”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Arcebispo russo considerado "sexista do ano" morre durante reabilitação do coronavírus

O arcebispo russo Dimitry Smirnov, conhecido por fazer comentários controversos sobre mulheres, morreu aos 69 anos durante a reabilitação do coronavírus, anunciou um porta-voz da Igreja Ortodoxa Russa na quarta-feira. No início de 2020, Dimitry Smirnov foi …

Será necessária declaração para deslocações entre concelhos

O Governo esclareceu que quem precisar de se deslocar entre 30 de outubro e 3 de novembro, quando estará proibida a circulação entre concelhos, necessita de uma declaração, sendo as exceções as mesmas que foram …

Cães conseguem detetar covid-19, mas não estão a ser usados. "Podiam salvar tantas vidas"

Um cão pode cheirar um pano que antes esteve no pulso ou no pescoço de alguém e identificar imediatamente se a pessoa contraiu o vírus até cinco dias antes do aparecimento de qualquer sintoma. Parece …

Noruega com poucos casos de infeções nas escolas. Medidas podem ser aliviadas

A Noruega mantém as escolas com o segundo nível das medidas para combate à pandemia. Contudo, pondera aliviá-las caso se confirme que as crianças não têm um papel acrescido na transmissão do vírus. As autoridades de …

Ex-SCUT com descontos para passageiros frequentes e transporte de passageiros

Os passageiros particulares frequentes e os veículos de transporte de passageiros vão ter descontos na passagem pelas portagens das antigas SCUT a partir de 1 de janeiro, anunciou esta quinta-feira o Governo. De acordo com a …

Situação "muito grave" leva a uma nova corrida ao papel higiénico na Alemanha

A Alemanha atingiu esta quinta-feira um novo máximo diário, com mais de 11 mil casos em apenas 24 horas. A nova vaga de infeções está a levar os alemães a um novo açambarcamento de papel …

Taça: todos os "grandes" defrontam equipas do terceiro escalão

FC Porto, Benfica e Sporting vão jogar em casa de formações do Campeonato de Portugal. Sporting de Braga estará na Trofa. Decorreu nesta quinta-feira o sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, a …

DGS vai comprar mais de 100.000 frascos de Remdesivir até março de 2021

A Direção-Geral da Saúde vai adquirir entre este mês e março de 2021 mais de 100.000 frascos do medicamento antiviral remdesivir, com a designação comercial Veklury, para tratamento de doentes com covid-19. A decisão foi tomada …

Utilizadores do PayPal vão poder usar criptomoeda para pagar a mais de 26 milhões de comerciantes

O PayPal anunciou que vai investir no mercado das criptomoedas, lançando um novo serviço que permitirá aos utilizadores da plataforma nos Estados Unidos comprar, guardar e vender moeda digital, já a partir de 2021. De acordo …

Escavações revelam sepulcro do final da Idade do Bronze em Oliveira de Frades

Escavações arqueológicas realizadas recentemente revelaram a existência de um sepulcro do final da Idade do Bronze na Cumeeira, junto à zona industrial de Oliveira de Frades, anunciou esta quinta-feira a autarquia. "Este sítio arqueológico era já …