Depois de um ano atarefado, Isabel II aumenta salário de 400 funcionários (e dá-lhes mais um dia de férias)

Após 12 meses intensos – com dois casamentos reais e dois novos bebés para o Windsor – é a hora da Rainha Isabel II compensar os seus funcionários.

2018 foi um ano que teve um ritmo acelerado dentro da Casa Real Britânica: o nascimento do príncipe Louis, o casamento em maio do príncipe Harry e Meghan Markle, o contacto de Beatrice de York em outubro, uma primeira visita de Donald Trump e o 70º aniversário de Carlos da Inglaterra.

Mas 2019 não está a ser muito menos ocupado: além de todos os eventos regulares, os duques de Sussex receberam o pequeno Archie Harrison em maio e, em junho, o presidente dos Estados Unidos fez uma segunda visita de estado.

Agora, os funcionários reais vão ser finalmente recompensados ​​pelo trabalho árduo realizado durante todos esses últimos meses. Na noite de terça-feira, o jornal The Sun informou que, a título de agradecimento e compensação, a rainha da Inglaterra deu um aumento salarial oficial de até 4%, juntamente com um dia de férias pago extra. “É o melhor aumento que tivemos em anos”, disse uma fonte real à media britânica.

O referido aumento salarial será efetivo a partir do mês de abril e será aplicado apenas aos funcionários que obtiverem uma renda económica anual inferior a 56.375 libras (o equivalente a 62 mil euros), que no total totaliza cerca de um terço dos 1.200 pessoas que trabalham a cargo do Soberano Inglês no Palácio de Buckingham, Castelo de Windsor, Castelo de Balmoral e Sandringham.

Além do filtro de renda anual mínimo, será aplicado o desempenho favorável do seu trabalho. Todo o pessoal mencionado receberá um aumento de 1,5% sobre o IPC. No entanto, esse percentual pode ser aumentado em mais 2,5% para aqueles que receberam um relatório de avaliação positivo dos seus superiores: lacaios, criados, mordomos, auxiliares de câmara – até um total de 400 pessoas.

A fonte real também confessou que a insatisfação e o desconforto entre os funcionários de Isabel II aumentaram cada vez mais nos últimos anos. É que os funcionários da família real britânica perderam certos privilégios associados ao seu status de trabalho como compensação pela sua fidelidade à rainha. Entre eles: ocupar salas gratuitas no palácio, sabonetes grátis e guardar os restos de vinhos e sobras depois dos banquetes do Estado.

De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, a rainha Isavel II acaba de revalidar o seu título honorário como a mais popular entre a realeza britânica. Preparada pela YouGov por meio de consultas a 9.400 pessoas, sobe para o primeiro lugar com 72% de votos positivos, embora apenas um ponto acima do príncipe Harry. Os seus súbditos dizem que ela é “admirável, trabalhadora, respeitada, digna e dedicada”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

MP investiga protesto com alegadas saudações nazi

Uma fonte oficial da Procuradoria-Geral da República revelou esta sexta-feira que foi instaurado um inquérito, dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, às alegadas saudações nazi na manifestação que ocorreu na Praça …

Eriksen tem alta hospitalar

Seis dias depois de sofrer uma paragem cardíaca, Christian Eriksen teve alta hospitalar e visitou o estágio da seleção dinamarquesa antes de regressar a casa. Christian Eriksen teve alta hospitalar esta sexta-feira, confirmou a federação dinamarquesa, …

MP francês pede seis meses de prisão efetiva para Sarkozy

O Ministério Público (MP) pediu na quinta-feira um ano de prisão, com seis meses de pena efetiva, para o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy, julgado em Paris na sequência de uma investigação ao financiamento irregular na …

Portugueses já podem pedir Certificado Digital Covid

Os portugueses já podem pedir o Certificado Digital Covid, o documento que facilita as viagens para o estrangeiro durante as férias. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou que os portugueses poderiam pedir o seu certificado digital europeu …

Guterres presta juramento na ONU e estabelece "prioridade mundial absoluta"

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, prestou juramento e tomou posse para um segundo mandato durante uma sessão plenária da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. António Guterres …

Suécia 1-0 Eslováquia | Isak carrega nórdicos às costas

A Suécia deu hoje um passo de ‘gigante’ rumo aos oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Eslováquia por 1-0, em encontro da segunda jornada do Grupo E, disputado em São Petersburgo. Depois …

Ex-CEO da Groundforce admite hipótese de comprar a empresa

O ex-CEO da Groundforce, afastado do cargo em abril por "violação grave dos deveres de lealdade", não exclui a hipótese de vir a comprar a empresa de handling. Em declarações ao jornal online ECO, Paulo Neto …

Viatura onde seguia Eduardo Cabrita atropela uma pessoa na A6

Esta sexta-feira, um homem morreu após ter sido atropelado pelo automóvel em que seguia o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, num acidente na autoestrada A6. Numa nota enviada às redações, o Ministério da Administração Interna …

Portugal com mais 1.298 casos e quatro mortes

Esta sexta-feira, Portugal registou 1.298 novos casos e quatro mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.298 casos e …

Parlamento aprova prorrogação das moratórias bancárias até final do ano

O alargamento aplica-se aos "particulares e para as empresas que desenvolvem a sua atividade em setores especialmente afetados pela pandemia de covid-19". O Parlamento aprovou, esta sexta-feira ,a prorrogação e alargamento das moratórias bancárias, que terminavam …