Bebé real já nasceu: Meghan e Harry têm um rapaz

Facundo Arrizabalaga / EPA

O príncipe Harry, de Inglaterra, e a sua esposa, a atriz norte-americana Meghan Markle

O bebé de Meghan e Harry é um rapaz e nasceu esta segunda-feira, pelas 5h26 da manhã, com o peso de 3,260kg. Foi o próprio príncipe britânico que falou à imprensa numa emotiva declaração onde não conseguiu esconder o seu entusiasmo e felicidade.

“A Meghan e eu tivemos um menino. Eles estão os dois incrivelmente bem e está a ser uma experiência fantástica!”, revelou o filho de Carlos e Diana. “Ultrapassa-me o facto de as mulheres fazerem o que fazem. Estamos muito gratos por todo o apoio espetacular. Só queria partilhar isto com vocês”, acrescentou, citado pelo Observador esta segunda-feira.

Quanto aos nomes, revelou: “Nomes? Isto demorou tudo mais tempo do que esperávamos e isso deu-nos mais margem para pensar no assunto, contudo, ainda não há decisão. Esse será o próximo passo”.

Desde o início da gravidez, a chegada do bebé – o sétimo na linha de sucessão ao trono – esteve agendada para o final de abril ou o começo de maio. Embora tenham sido conhecidos alguns detalhes durante a gestação, ainda há muito por apurar. Meghan deixou antever a preferência por mudanças na tradição, quando o tema são os partos reais.

Para começar, e a fim de contornar o pesado assédio da imprensa e dos fãs, o par manifestou desde logo a vontade de viver o momento da forma mais recatada possível.

Instalou-se na renovada Frogmore Cottage, morada no estado de Windsor que se crê mais resguardada da confusão da capital, e área rapidamente apontada como eleita pela duquesa para dar à luz, fosse em casa (à semelhança da própria rainha Isabel II) ou num hospital próximo.

Uma coisa era certa, avançou o Expresso: Meghan terá recrutado os serviços de uma doula e dispensado o habitual grupo de “homens em bata” que costuma liderar as operações em situações como esta.

Ao início da tarde desta segunda-feira, a Sky News avançou a notícia de que Meghan, de 37 anos, estaria em trabalho de parto. Um comunicado do Buckingham Palace viria a confirmar. Pouco tempo depois, Harry, de 34, surgiu em Windsor para confirmar o nascimento do primeiro filho dos Duques de Sussex.

Nasceu assim o sétimo elemento na linhagem de sucessão ao trono britânico. O novo bebé real é também o primeiro neto de Doria Ragland, mãe de Meghan. Do lado paterno, este é o quarto neto do príncipe Carlos e o oitavo bisneto da rainha Isabel II.

Em jeito de pré-aviso da boa nova, e de forma a estreitar o seu laço com o seguidores, o casal lançou recentemente a sua conta oficial de Instagram, que vai dando conta dos seus principais passos. Pouco antes, já Meghan tinha voado para Nova Iorque para se juntar às amigas mais próximas, incluindo Serena Williams, para celebrar o famoso “chá do bebé”.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …