FC Porto, Chelsea, Leipzig, Sevilha e Juventus: todos no último lugar na Liga dos Campeões

Estela Silva / EPA

Wendell ajoelhado após FC Porto-Brugge

Posições inesperadas para estes grandes clubes de cada país. Portugal lidera o top-10 da UEFA nos torneios europeus desta temporada.

É certo que só foram disputados seis pontos e ainda faltam 12. Mas, após duas jornadas, há surpresas grandes na fase de grupos da Liga dos Campeões. Sobretudo no fundo de cada grupo.

Seguindo a ordem alfabética, logo no Grupo B encontramos o FC Porto no último lugar. Duas derrotas, zero pontos, um golo marcado e seis sofridos. Num grupo que tem Atlético de Madrid e Bayer Leverkusen, mas que é liderado pelo Club Brugge – dois jogos, duas vitórias.

No Grupo E o último classificado é o campeão europeu em 2021: o Chelsea, com apenas um ponto, atrás de AC Milan, Dínamo Zagreb e Salzburgo.

No Grupo F uma das equipas mais fortes da Alemanha, o Leipzig, está surpreendentemente com zero pontos. Foi goleado em casa (1-4) pelo Shakhtar Donetsk e também perdeu com o Real Madrid, que lidera; o Celtic está no terceiro lugar.

No Grupo G o Sevilha divide o último posto com o Copenhaga, com somente um ponto. Sem surpresas, o Manchester City lidera à frente do Borussia Dortmund.

Por fim, no Grupo H, onde o Benfica lidera ao lado do PSG, a Juventus tem zero pontos. Tal como o Maccabi Haifa.

12 pontos para Lisboa

Não, não é a pontuação dada por um júri no Festival da Canção da Eurovisão. São os pontos que Sporting e Benfica têm, juntos.

O Sporting lidera sozinho o Grupo D e o Benfica, como já mencionámos, divide o primeiro lugar do Grupo H com o PSG.

Os dois vizinhos venceram sempre, até agora. Incluindo um triunfo sobre o Tottenham e outro na casa da Juventus, já nesta semana.

Nápoles, Brugge, Bayern, Real Madrid, Manchester City e PSG também acumulam seis pontos após duas jornadas. Um representante de cada país: Itália, Bélgica, Alemanha, Espanha, Inglaterra e França.

Ou seja, Portugal é o único país que tem dois clubes com pontuação máxima, após duas jornadas da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Entre o top-10 da tabela UEFA, Portugal é mesmo o país com mais pontos nas competições europeias de futebol 2022/23, para já.

No entanto, Portugal continua no sétimo lugar nessa contabilidade, tentando atingir os números de Países Baixos e França.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.