Teoria do Cabelo Macio. Publicado o derradeiro artigo de Stephen Hawking

ntnu-trondheim / Flickr

O físico Stephen Hawking

Artigo sobre entropia dos buracos negros e a teoria do Cabelo Macio foram completados dias antes da morte do físico em março.

De acordo com o The Guardian, o último artigo do físico Stephen Hawking foi divulgado pelos físicos que o acompanharam nos projetos e nos seus esforços ao longo de uma carreira focada nos buracos negros e na relação destes com os objetos.

Este último trabalho de Hawking, que aborda o “paradoxo da informação“, foi concluído dias antes da sua morte. Agora, no dia 9 de outubro, o seu artigo foi publicado na biblioteca online arXiv.org.

De acordo com o The Guardian que ouviu Malcolm Perry, professor de física teórica em Cambridge e co-autor do artigo, o paradoxo da informação foi “o centro da vida de Hawking” durante mais de 40 anos.

As origens deste quebra-cabeças remontam ao início do séc. XX, à época de Albert Einstein, mais concretamente em 1915.

Nesse ano, o físico alemão publicava o último excerto da sua Teoria da Relatividade em que descrevia a origem da gravidade como efeitos de flexão do espaço-tempo da matéria. Para além dessa descrição, Einstein fez também previsões sobre buracos negros, revelando que estes podem ser definidos por três características – massa, carga e rotação.

Cerca de 60 anos depois, Hawking surgia com novas revelações, argumentando que estes buracos negros também têm temperatura e, como objetos quentes, perdem calor no espaço, levando à sua evaporação.

Hawking descobriu que os buracos negros têm temperatura. Para objetos comuns, entendemos a temperatura como resultado do movimento dos constituintes microscópicos do sistema. Por exemplo, a temperatura do ar é devida ao movimento das moléculas: quanto mais rápido elas se movem, mais quente ela fica”, explicou Juan Maldacena, físico teórtico do Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Esta nova conclusão de Hawking criou um entrave em relação às regras quânticas que exigem que a informação nunca seja perdida. Portanto, uma nova questão surgia – Quando engolido por um buraco negro, o que acontece às partículas de um dado objeto?

“A dificuldade é que, se atirarmos para um buraco negro, parece que ele desaparece”, disse Perry. “Como é que as informações desse objeto podem ser recuperadas se o buraco negro desaparecesse?”, acrescentou.

Neste último artigo agora revelado, Hawking mostra como é que algumas informações podem ser preservadas através do aumento da temperatura do buraco negro pela entropia – conceito da termodinâmica que mede a desordem das partículas de um sistema físico.

A entropia de um buraco negro pode ser registada pelos fotões que circulam no horizonte de buracos negros, em pontos onde a luz não consegue escapar da intensa atração gravitacional. A teoria do cabelo macio nasce a partir deste pressuposto.

“O que este trabalho faz é mostrar que o cabelo macio pode explicar a entropia“, disse Perry. “É um passo no caminho, mas definitivamente não é a resposta completa. Temos um número menor de quebra-cabeças do que tínhamos antes, mas definitivamente ainda restam alguns assuntos desconcertantes”, acrescentou.

Perry contou ainda que, dias antes de concluírem o artigo, ligou a Hawking para lhe dar um atualização sobre as conclusões. A conversa foi uma das últimas da dupla.

“Foi muito difícil para Stephen comunicar mas expliquei onde tínhamos chegado. Assim que expliquei, ele simplesmente esboçou um enorme sorriso. Eu disse-lhe que estávamos a ir em direção a algo. E ele sabia perfeitamente o resultado final”, contou.

Marika Taylor, professora de física teórica na Universidade de Southampton e antiga aluna de Hawking afirmou que “o artigo propõe uma maneira de compreender a entropia de buracos negros astrofísicos baseados em simetrias do horizonte. Os próximos passos serão para mostrar que as suposições criadas são válidas”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bloco quer acordo por escrito com o PS se houver novo Governo da esquerda

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, afirma que o partido quer um acordo por escrito com o PS. “Tem de ter como base compromissos mais vastos, compromissos com o país, como recuperar as pensões …

Matteo Salvini considera que pode ser candidato à Comissão Europeia

Matteo Salvini, líder da extrema-direita italiana disse que deveria ser candidato à presidência da Comissão Europeia caso se verifique a vitória de "uma coligação soberanista" nas próximas eleições europeias. “É verdade. Amigos de diferentes países europeus …

Ryanair revela vídeo. Fotografia de tripulantes a dormir no chão foi encenada

Um vídeo divulgado pela Ryanair confirmou que a fotografia dos tripulantes portugueses a dormir no chão foi encenada. A imagem foi denunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC). De acordo com …

Jornalista saudita. Arábia transferiu 100 milhões para os Estados Unidos

A Arábia Saudita transferiu 100 milhões de dólares para os EUA nesta terça-feira, no mesmo dia em que o secretário de estado norte-americano Mike Pompeo chegou à capital Riade para discutir os contornos da morte …

Benfica contratou russos para investigar e-mails

O Benfica contratou uma empresa de cibersegurança e um escritório de advogados russos para identificar os responsáveis das empresas onde estão alojados os e-mails confidenciais divulgados pelos blogues anónimos. De acordo com a página de jornal …

Demissão de Rovisco Duarte terá sido imposta por novo ministro da Defesa

Rovisco Duarte apresentou a sua demissão ao ministro da Defesa, tendo sido João Gomes Cravinho quem o "empurrou" para a saída, avança o Observador. Esta quarta-feira de manhã, o Chefe de Estado Maior do Exército, Rovisco …

Centeno pode ter mais 150 milhões para aumentos na função pública

O ministro das Finanças já disse e repetiu que só tem 50 milhões de euros para aumentar os salários da função pública em 2019. No entanto, esta verba faz plano de um plano mais generoso, …

Governo muda as regras do jogo. Reforma antecipada só para quem aos 60 tem 40 anos de descontos

O Governo quer limitar, a partir de outubro do próximo ano, o acesso à reforma antecipada aos trabalhadores que começaram a descontar para a Segurança Social antes dos 20 anos. O Governo vai alterar o regime …

Vistos Gold representam um "sério risco de segurança" para a União Europeia

A comissária europeia da Justiça, Vera Jourova, criticou esta terça-feira os Estados-membros que têm a prática de atribuir 'vistos gold' a cidadãos extracomunitários ricos, instando-os a assegurar que a cidadania europeia não é concedida a …

Espanha em alerta vermelho por uma das piores tempestades da última década

Espanha está em alerta vermelho por causa da aproximação de duas tempestades, uma oriunda do Mediterrâneo e outra do Atlântico. O instituto de meteorologia espanhol prevê acumulação de chuva que pode ultrapassar os 100 litros …