UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

1

Ian Langsdon / EPA

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a “comportamento impróprio” no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno.

“Foi decidido suspender Sebastian Coltescu de exercer qualquer função de árbitro até final da época, ou seja, até 30 de junho de 2021, por comportamento impróprio durante um jogo da UEFA para o qual foi nomeado”, lê-se num comunicado do Comité de Ética e Disciplina da UEFA.

No PSG-Basaksehir, a 8 de dezembro, da sexta ronda da fase de grupos da Liga dos Campeões, o romeno exerceu as funções de quatro árbitro e foi acusado de ter proferido um insulto racista ao treinador-adjunto da equipa turca, o camaronês Pierre Webó, situação que levou à interrupção do jogo, que só foi retomado no dia seguinte com uma nova equipa de arbitragem.

O incidente ocorreu aos 14 minutos da partida, quando Coltescu deu sinal ao árbitro principal para expulsar Webo, tendo este se queixado que o elemento da equipa de arbitragem romena utilizou a expressão ‘negro’, recusando-se a sair do campo e questionando: Where is the ‘negro’? (Onde está o ‘negro’)”.

Durante a suspensão, em que não poderá apitar tanto jogos nacionais como internacionais, o árbitro terá de frequentar um “programa de educação” de 30 dias, assim como Octavian Sovre, o juiz principal, que fugiu à suspensão, tendo levado apenas uma “reprimenda oficial” da UEFA.

“Com esta decisão, o Comité de Ética e Disciplina considerou que ambos violaram o artigo 11 e o artigo 6, referentes ao comportamento apropriado dos árbitros durante uma partida, mas não violaram o artigo 14, referente a conduta racista ou discriminatória”, explicou o organismo.

Pierre Webó, que acabou expulso nesse jogo, foi suspenso por um jogo nas competições europeias.

Na altura, em reação à polémica, o quarto árbitro disse não se considerar uma pessoa racista. “Eu apenas tento ser bom. Não vou ler notícia nenhuma nos próximos dias. Qualquer pessoa que me conheça sabe que não sou racista. Pelo menos, espero eu”, disse o romeno em declarações ao portal ProSport.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Então, o Negro está a apontar o dedo para o árbitro! Mas qual é a dúvida, será que ele só está demasiado bronzeado? Não me parece. A não ser que preferia que lhe chame Preto! Os negros tem muito preconceito com a cor da pele…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.