O Corredor Escandinavo-Mediterrâneo será o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes.
O gigantesco túnel de mais de 4.000 quilómetros tem um preço estimado de 11 mil milhões de dólares. Será o o quinto dos nove eixos prioritários da Rede Transeuropeia de Transportes, um conjunto de redes de transporte concebido para facilitar a comunicação de pessoas e mercadorias em toda a União Europeia (UE).
Segundo o Interesting Engineering, estende-se desde a Finlândia e Suécia, no norte, até à ilha de Malta, no sul, passando pela Dinamarca, Alemanha, zonas industriais do norte de Itália e portos do sul de Itália.
O maior problema a resolver são os Alpes suíços, uma vez que a cordilheira entre Munique e Verona representa um importante ponto de engarrafamento para o corredor.
Programado para ficar operacional em 2028, o túnel ferroviário tem como objetivo aliviar o tráfego, ao mesmo tempo que atinge os objetivos ambientais estabelecidos pela UE, assegurando a transferência modal da estrada para o caminho-de-ferro.
Segundo o canal de Youtube B1M, a linha férrea do Brenner “é a passagem mais baixa pelos Alpes e pode ser utilizada durante todo o ano“. Foi construída em 1867 e, nos anos 70, foi-lhe acrescentada a auto-estrada E45, criando assim uma importante via de circulação de mercadorias do Mar do Norte para o Mediterrâneo e vice-versa.
Atualmente, a passagem do Brenner transporta 40% de todas as mercadorias sobre os Alpes. No entanto, as inclinações acentuadas e o impacto que tem na redução da velocidade dos comboios estão a prejudicar o transporte férreo. Resultado: mais de dois terços das mercadorias viajam por estrada.
Além disso, o mercado de lazer naquela região tornou a área propícia a engarrafamentos, ruído e má qualidade do ar.
Estima-se que este grande projeto de engenharia esteja concluído entre 2026 e 2028. O túnel, que começa em Innsbruck, na Áustria, percorre 55 quilómetros até chegar a Fortezza, em Itália. Uma vez concluído, ligar-se-á aos túneis de desvio de Innsbruck, resultando na mais longa ligação ferroviária subterrânea do mundo, percorrendo um total de 64 quilómetros.
Ainda fui ver se seria notícia do 1º de Abril, mas não, é mesmo verdade… Mais uma ideia idiota da UE. Em tempos de guerra e de invasão de migrantes, este túnel Escandinávia-Mediterrâneo vem mesmo a calhar para quem quiser invadir a Europa a seu bel-prazer. Ninguém põe travão a esta gente?
Este comentário só pode ser para rir. Acha mesmo que se houvesse necessidade de acabar com esse túnel isso não seria feito num instante?!! Já ouviu falar de explosivos?!
Mais poderoso
Mais calculado
Mais curajoso
É mais sem medo.
Sr.Vladimir Putin.
Força afrente.
“11 mil milhões de dólares”?!
Qual o país da UE/Europa que usa dólares??
Provavelmente quem fará o túnel 😉
É um novo túnel FERROVIÁRIO de 55 km que passa por baixo dos Alpes, é uma obra impressionante mas não tem 4000 km como se lê na notícia! E como começou em 2008 e está previsto estar completo só em 2032 não se percebe muito bem porque é notícia agora em 2022…