/

UE vai receber quatro vezes mais doses de vacinas (e admite travar exportações)

Johanna Geron / EPA Pool

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

A Comissão Europeia adiantou que deverão chegar à União Europeia 365 milhões de doses de vacinas no segundo trimestre deste ano, quatro vezes mais do que nos primeiros três meses de 2021.

Assim, deverá ser possível vacinar cerca de 207 milhões de europeus até ao final de junho.

“O início foi difícil, mas as entregas vão aumentar no segundo trimestre. A J&J foi aprovada e esperamos receber 55 milhões de doses no segundo trimestre, e lembro que falamos de uma vacina de uma toma. Sabemos que podemos contar com as 200 milhões de doses contratadas com a Biontech/Pfizer e com as 35 milhões de doses contratadas com a Moderna. Infelizmente, a AstraZeneca só irá entregar 70 milhões, abaixo das 180 milhões com que se tinha comprometido”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em conferência de imprensa, esta quarta-feira.

Von der Leyen informou que Biontech/Pfizer e a Moderna “estão a cumprir os seus contratos”, a Pfizer “terá entregue 66 milhões de doses até ao final do primeiro trimestre” e a Moderna “10 milhões, tal como foi contratado”.

“Infelizmente, a AstraZeneca produziu abaixo e entregou abaixo do contratado, o que reduziu o ritmo das campanhas de vacinação. Deviam ter entregue 90 milhões, depois reduziram para 40 milhões e a projeção agora é de entregarem 30 milhões”, acrescentou a presidente da Comissão Europeia, citada pelo Expresso.

Von der Leyen realçou ainda que os termos da exportação para o Reino Unido “serão revistos”. É preciso “reciprocidade”, alerta.

“Já tivemos mais de 300 pedidos de exportações. Só um foi recusado. Nas últimas semanas 41 milhões de doses foram para mais de trinta países”, começou por dizer. “Mas as estradas têm dois sentidos. Temos de ver exportações a vir de outros países para a UE. Temos de assegurar que há reciprocidade e proporcionalidade. Se isso não acontecer, vamos ter de refletir e estamos prontos a usar todos os meios de que dispomos para que tal aconteça”.

O objetivo da Comissão Europeia é o mesmo: ter até ao final do verão 70% da população adulta da União Europeia vacinada.

“Estamos a ser muito conservadores nas projeções de pessoas a vacinar, acredito que devemos tentar ser mais rápidos, entregando mais e melhor. É por isso que estamos a tentar perceber com as farmacêuticas como isso pode ser feito, precisamos que as vacinas sejam produzidas na União Europeia”, afirmou Von der Leyen, citada pelo Observador.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.