/

UE deve proibir venda de carros a gasóleo e gasolina a partir de 2035

1

A Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu aprovou, nesta semana, uma proposta que prevê a proibição da venda de carros novos a gasóleo e a gasolina nos países membros da União Europeia a partir de 2035.

Esta medida significa reduzir em cinco anos a meta que, inicialmente, estava prevista para 2040. O objetivo é terminar com a comercialização de veículos movidos a combustíveis fósseis.

A proposta foi aprovada por 46 votos a favor, 40 contra e duas abstenções, integrando o pacote global de medidas da Comissão do Meio Ambiente do Parlamento Europeu com vista à redução da emissão de gases poluentes. O objectivo é ter zero emissões em todos os sectores em 2050.

O tema é controverso, pois afectará de forma decisiva a indústria automóvel, um sector económico de peso na realidade de vários países europeus.

A meta é que em 2030, 55% dos carros novos comercializados sejam totalmente “limpos” em termos de emissões de CO2. Em 2035, todos os carros vendidos devem ter zero emissões.

O Parlamento Europeu vai votar a proposta nos próximos meses e depois caberá aos legisladores e aos países da UE negociar a forma de aplicação das eventuais regras aprovadas.

“Com os padrões de CO2, criamos clareza para a indústria automobilística e estimulamos a inovação e os investimentos para os fabricantes de automóveis”, refere o eurodeputado holandês Jan Huitema, o principal responsável pela proposta, conforme declarações citadas pela Euronews.

Jan Huitema nota que a aprovação destas medidas também vai tornar os veículos eléctricos mais baratos.

ZAP //

1 Comment

  1. Esta loucura, esta doença tem de acabar, duma maneira ou outra. Como se podem deixar estes govrnantes doentes, completamente infetados mentalmente mandar numa população de milhões? Aqueles que sofrem de Liberalismo, pretendendo salvar o planeta à nossa custa têm de ser silenciados, acabados imediatamente, antes de terem oportunidade de espalhar a doença pelo resto da populaçäo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.