UE disposta a negociar com Turquia. Mas quer ações concretas

Stephanie Lecocq / AFP

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Os presidentes da Comissão e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e Charles Michel, estão dispostos a negociar com a Turquia caso o país termine com as manobras unilaterais e reverta algumas decisões que consideram “negativas” para o Estado de direito e para a liberdade e democracia.

“Para nós os direitos humanos são inegociáveis”, disse Von der Leyen durante uma visita a Ancara, na terça-feira, na qual encontrou-se com o Presidente Recep Tayyip Erdogan. Segundo o Público, a responsável exprimiu a sua “profunda preocupação” com a retirada da Turquia da convenção internacional que protege mulheres e crianças da violência.

Durante o encontro, criticou o tratamento ao líder do partido pró-curdo HDP, Selahattin Demirtas, detido há mais de quatro anos, e do empresário e ativista Osman Kavala, que enfrenta o terceiro julgamento sem nunca ter sido condenado.

Após a reunião, ambos os responsáveis indicaram que a União Europeia (UE) quer reforçar a cooperação económica com o país, prolongar a participação em programas como o Erasmus+, prosseguir o diálogo para o combate às alterações climáticas e renovar o acordo para a gestão dos fluxos migratórios e o acolhimento de refugiados.

Contudo, todas estas “ofertas” são condicionais e dependem de ações “consistentes” e “concretas” da Turquia.

Michel apontou a diminuição da tensão no Mediterrâneo e os contactos políticos com a Grécia e Chipre, mostrando-se disponível para apoiar o relançamento do processo de paz intermediado pelas Nações Unidas. Classificou, porém, como “muito negativos” os sinais de desrespeito pelo Estado de direito, como os atentados contra a liberdade de expressão.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …