UE nega a Netanyahu reconhecer Jerusalém como capital de Israel

World Economic Forum / Flickr

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

O primeiro-ministro israelita disse, esta segunda-feira, em Bruxelas, que o reconhecimento de Jerusalém como capital do país “torna a paz possível” no Médio Oriente.

“Jerusalém é a capital de Israel, ninguém o pode negar (…) Torna possível a paz porque reconhece a realidade e a substância da paz”, declarou Benjamin Netanyahu hoje em Bruxelas antes do encontro com os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia.

“Acredito que a maioria dos países europeus vão mudar as embaixadas para Jerusalém, reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e empenhar-se connosco de forma robusta na procura de segurança, prosperidade e paz”, declarou ainda.

Trata-se da primeira visita do chefe de governo de Israel a Bruxelas e decorre num período de tensão política provocada pelo reconhecimento da cidade de Jerusalém como capital israelita pelos Estados Unidos.

A posição anunciada na semana passada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, tem sido criticada pela União Europeia.

Por sua vez, Federica Mogherini, chefe da diplomacia europeia, afirmou que “a única solução israelita para o conflito é entre Israel e a Palestina é baseada em dois estados, com Jerusalém como a capital de ambos; o estado de Israel e o estado da Palestina ao longo da fronteira de 1967”.

“Como parceiros e amigos de Israel, pensamos que é do interesse securitário encontrar uma solução duradoura e global“, disse ainda Mogherini, condenando “todos os ataques cometidos contra os judeus, em todo o mundo, incluindo na Europa”.

Antes de aterrar em Bruxelas, Netanyahu foi recebido em Paris por Emmanuel Macron, que lhe pediu que congele a expansão dos colonatos ilegais de Israel em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

No próximo mês de janeiro, está agendada também em Bruxelas uma visita do líder da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas.

Na semana passada, Trump não só declarou Jerusalém como capital de Israel como também confirmou que já deu ordens ao seu Departamento de Estado para que comece a preparar a mudança da embaixada norte-americana de Telavive para a cidade santa.

No seu discurso, o Presidente norte-americano disse que continua a defender uma solução de “dois Estados” naquela região e que “tudo fará para promover uma solução pacífica”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"CSI Marciano" revela como os impactos de asteróide criaram água corrente no Planeta Vermelho

Análises modernas de meteoritos marcianos revelaram detalhes sem precedentes sobre como os impactos dos asteróides ajudam a criar fontes temporárias de água corrente no Planeta Vermelho. As descobertas são o resultado de um tipo de "CSI …

A "Chernobyl flutuante" chegou finalmente à sua base na Rússia

A central nuclear flutuante Akadémik Lomonósov, a única deste tipo em todo o mundo, chegou, no fim de semana passado, ao porto de Pevek, na região oriental de Chukotka, no extremo norte da Rússia, onde …

A Terra tem um terceiro pólo (e está a derreter)

https://vimeo.com/360314209 Situado na plataforma tibetana a 6740 metros de acima do nível do mar, os glaciares no sopé da cadeia montanhosa Meili já perderam um quarto do gelo desde 1970 - e o pior está para …

Sinéad O’Connor acusa Prince de ter “batido em várias mulheres” e de a ter tentado agredir

A cantora Sinéad O’Connor fez revelações duras sobre Prince no programa da estação televisiva britânica ITV, Good Morning Britain. Segundo a cantora e compositora irlandesa, o músico Prince, que morreu em 2016 por overdose, terá agredido …

Ex-funcionária da Google alerta para a produção de robôs assassinos que podem despoletar uma guerra

A Google pediu a Laura Nolan para reforçar os drones militares dos EUA. Recusou e demitiu-se. Agora, alerta para o perigo destas armas que podem originar uma guerra. Cerca de um ano depois de se ter …

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …