Os responsáveis europeus chegaram a acordo com a Alemanha, que estava a vetar a lei que pretende proibir a venda de carros com emissões CO2 na União Europeia a partir de 2035.
A Comissão Europeia anunciou hoje um acordo para que a Alemanha levante o veto de última hora à legislação negociada e acordada para que, a partir de 2035, só sejam vendidos na UE automóveis que não emitam CO2.
“Chegámos a um acordo com a Alemanha sobre a futura utilização de electro combustíveis nos automóveis”, anunciou no Twitter o vice-presidente executivo da CE responsável pelo Pacto Verde Europeu, Frans Timmermans.
O político holandês acrescentou que agora o executivo comunitário irá trabalhar no sentido de “fazer adotar o regulamento sobre normas de CO2 para automóveis o mais rapidamente possível” e que a Comissão “prosseguirá rapidamente com as medidas legais necessárias para implementar o considerando 11”.
Na sexta-feira, o Chanceler alemão, Olaf Scholz, já tinha insistido que Berlim e Bruxelas poderiam chegar a um acordo para que o país levantasse o seu veto.
“Sei que o jornalismo também faz parte da indústria do entretenimento e parece tolice que se chegue a um acordo, mas isso vai acontecer“, disse o líder alemão em tom de brincadeira numa conferência de imprensa após a cimeira europeia em Bruxelas, quando questionado sobre o bloqueio da Alemanha a esta medida emblemática da política climática da União Europeia.
Já estou mesmo a ver daqui a 12 anos milhares de apartamentos com cabos pendurados nas janelas e varandas para carregar os carros e os condóminos à bulha pelo lugar mais próximo. Está tudo louco. O resto do mundo vai achar hilariante.
Tu vês curto. Pela tua ordem de ideias ainda andaríamos todos de carroça.