Ucranianos trocam Lenine por Darth Vader

Sergey Gumenyuk / EPA

Um artista ucraniano transformou a estátua do antigo líder comunista na famosa personagem do Star Wars, fazendo cumprir a legislação da Ucrânia que pretende fazer desaparecer todos os símbolos do comunismo no país.

A nova legislação, denominada de “descomunização”, foi aprovada pelo Parlamento ucraniano em abril deste ano e prevê que todos os símbolos do comunismo presentes no país sejam removidos.

Responsável por dar uma nova cara à estátua de Lenine, situada numa praça da cidade de Odessa, o artista ucraniano Alexander Milov decidiu transformá-lo em Darth Vader, a mítica personagem da saga Star Wars.

“Nasci na URSS e agora sou fruto de um país que já não existe. Não queria vandalizar a estátua mas o monumento tinha de ser desmantelado de acordo com a nova legislação”, diz o artista à BBC.

“Decidi transformá-lo em Darth Vader porque, nos dias que correm, esta personagem é uma figura política na Ucrânia”.

Isto acontece porque, nas eleições parlamentares em 2014, muitos dos candidatos se apresentaram à corrida como se fossem personagens da saga. O próprio Darth Vader, Chewbacca e Yoda foram alguns deles.

“Salvamos o monumento que homenageia Lenine mas, ao mesmo tempo, também o fizemos desaparecer – é uma nova obra de arte com um novo sentido”, explica.

Para isso, o artista colocou, com materiais feitos à base de titânio, uma máscara da personagem e transformou o casaco numa capa. Além disso, a cabeça da estátua é agora um ponto Wi-Fi.

O artista pretende “resgatar” outros monumentos comunistas com vista a criar um parque totalmente dedicado a esta temática.

“Quero retirar todas as estátuas das principais praças e cidades e colocá-las num sítio diferente, como a Disneyland, para que possam ser visitados pelas pessoas”.

“Se estas estátuas forem destruídas, os cidadãos das próximas gerações não vão poder tirar conclusões sobre estes monumentos”, afirma.

O artista gostava de as manter exatamente como são mas, se não for possível, diz que há outras opções. “Transformo-as em personagens de desenhos animados soviéticos”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fogo! Até que enfim! Metam lá o Patinhas ou Rato mikey mas estátuas de totalitaristas a coberto de polícias de “estado”, assassinos é que não!

    • …Inclui a privatização do incomensurável património do pcp e do outrora Emaudio gerado pela fundação das relações internacionais?

RESPONDER

Marcelo pede tolerância zero contra o racismo (e pede “sentido nacional” a Governo e oposição)

O Presidente da República recomendou esta quinta-feira aos democratas “tolerância zero” e “sensatez” para combater o racismo, ao comentar as ameaças de que foram alvo três deputadas e outros sete ativistas. “Os democratas devem ser muito …

43% das escolas no mundo sem condições de higiene para reabertura segura

Mais de 40% das escolas no mundo não têm acesso a condições básicas de higiene, como água para lavar as mãos e sabão, aumentando os riscos de reabertura no contexto da pandemia de covid-19, alertam …

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …