Ucranianos trocam Lenine por Darth Vader

Sergey Gumenyuk / EPA

Um artista ucraniano transformou a estátua do antigo líder comunista na famosa personagem do Star Wars, fazendo cumprir a legislação da Ucrânia que pretende fazer desaparecer todos os símbolos do comunismo no país.

A nova legislação, denominada de “descomunização”, foi aprovada pelo Parlamento ucraniano em abril deste ano e prevê que todos os símbolos do comunismo presentes no país sejam removidos.

Responsável por dar uma nova cara à estátua de Lenine, situada numa praça da cidade de Odessa, o artista ucraniano Alexander Milov decidiu transformá-lo em Darth Vader, a mítica personagem da saga Star Wars.

“Nasci na URSS e agora sou fruto de um país que já não existe. Não queria vandalizar a estátua mas o monumento tinha de ser desmantelado de acordo com a nova legislação”, diz o artista à BBC.

“Decidi transformá-lo em Darth Vader porque, nos dias que correm, esta personagem é uma figura política na Ucrânia”.

Isto acontece porque, nas eleições parlamentares em 2014, muitos dos candidatos se apresentaram à corrida como se fossem personagens da saga. O próprio Darth Vader, Chewbacca e Yoda foram alguns deles.

“Salvamos o monumento que homenageia Lenine mas, ao mesmo tempo, também o fizemos desaparecer – é uma nova obra de arte com um novo sentido”, explica.

Para isso, o artista colocou, com materiais feitos à base de titânio, uma máscara da personagem e transformou o casaco numa capa. Além disso, a cabeça da estátua é agora um ponto Wi-Fi.

O artista pretende “resgatar” outros monumentos comunistas com vista a criar um parque totalmente dedicado a esta temática.

“Quero retirar todas as estátuas das principais praças e cidades e colocá-las num sítio diferente, como a Disneyland, para que possam ser visitados pelas pessoas”.

“Se estas estátuas forem destruídas, os cidadãos das próximas gerações não vão poder tirar conclusões sobre estes monumentos”, afirma.

O artista gostava de as manter exatamente como são mas, se não for possível, diz que há outras opções. “Transformo-as em personagens de desenhos animados soviéticos”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Fogo! Até que enfim! Metam lá o Patinhas ou Rato mikey mas estátuas de totalitaristas a coberto de polícias de “estado”, assassinos é que não!

    • …Inclui a privatização do incomensurável património do pcp e do outrora Emaudio gerado pela fundação das relações internacionais?

RESPONDER

Jovem muçulmana impedida de entrar em jogo de basquete por não querer mostrar os braços

Uma jogadora de basquetebol de 13 anos foi impedida de participar num jogo, no último domingo, por ter uma camisola de manga comprida por baixo do equipamento oficial. Segundo o Jornal de Notícias, Fatima Habib, jogadora …

Professor suspenso depois de dizer que se alunos faltassem a Moral não podiam entrar em igrejas

O professor que enviou um documento aos encarregados de educação a avisar que se os seus educandos continuassem a faltar às aulas de Educação Moral e Religiosa Católica "corriam o risco" de não poder entrar …

Cheias já mataram duas pessoas. Veneza vai declarar estado de emergência

Luigi Brugnaro, presidente da câmara de Veneza, vai declarar estado de emergência na cidade que está inundada devido às piores cheias em 50 anos. Esta quarta-feira, é esperada uma nova subida da água na cidade italiana. …

Bolsonaro deixa PSL e cria um novo partido

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou esta terça-feira que decidiu abandonar o Partido Social Liberal (PSL) e criar um novo partido chamado Aliança pelo Brasil. A saída de Bolsonaro acontece na sequência de uma série …

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …