Estudo perguntou aos ucranianos se se sentem pessoas felizes. Mais de dois terços disseram que sim.
A guerra na Ucrânia alterou a vida de milhões de ucranianos.
Fica o luto pelas pessoas que morreram, fica a preocupação pelas pessoas que estão feridas, fica o cenário de destruição e de um recomeço para muita gente – dentro ou fora do país.
Dentro desses contextos todos, poderíamos acreditar que as pessoas na Ucrânia estão menos felizes, desde 24 de Fevereiro de 2022.
Sobretudo quando um estudo recente do Instituto Internacional de Sociologia de Kiev mostrou que 78% dos ucranianos são familiares ou amigos que morreram ou ficaram feridos devido à invasão da Rússia. Ou quando foi divulgado que 64% têm menos dinheiro e a mesma percentagem admite mais problemas de saúde mental.
No entanto, um estudo do mesmo instituto demonstra que não. As pessoas na Ucrânia, segundo esta sondagem, estão igualmente felizes.
As perguntas foram feitas entre o final de Maio e o início de Junho a pessoas que já viviam na Ucrânia no início da guerra. Responderam praticamente mil pessoas.
A pergunta era directa: “Consideras-te uma pessoa feliz?” – 70% respondeu que sim.
Dado curioso, destaca a rádio Observador: em Dezembro de 2021, dois meses antes do início da guerra, a percentagem era praticamente igual (71%).
Voltando à análise mais recente, 16% dos inquiridos responderam que não são felizes.
Também aqui os números são praticamente iguais ao que se verificava antes da guerra: 15% diziam que não eram felizes, no final de 2021.
A nível geográfico, há uma ligeira diferença que não surpreende: os ucranianos que vivem no Oeste (75%) e no Centro (71%) são mais felizes do que quem vive no Este (69%) e no Sul (66%) – as regiões mais atacadas na guerra.
“Os ucranianos, apesar do mar de dificuldades e dos desafios actuais, encontram maneiras de se adaptar à complexa realidade e seguir em frente”, lê-se no comunicado.
Num País , sobre chuva de bombas e balas , e os relatos de Cidadãos Ucranianos que tudo perdem , entre lagrimas , Familiares mortos desespero que vimos e ouvimos en direto ; ….não creio que reflita a tal ” Felicidade” , algo não bate certo !