Ucranianos bombardearam depósito russo. Negociações podem ser canceladas

2

Roman Pilipey / EPA

Forças da Ucrânia atingiram depósito de combustível em Belgorod. Lavrov tinha falado em movimento favorável mas Peskov mudou o discurso russo.

As negociações entre Rússia e Ucrânia, com vista a um acordo de paz, estavam a seguir um “movimento favorável”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

Sergey Lavrov afirmou nesta sexta-feira, que entre os responsáveis ucranianos, tem havido uma “compreensão cada vez maior” sobre as situações da Crimeia e da região de Donbass.

No entanto, horas depois, o discurso russo mudou. Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, reagiu ao aparente ataque de helicópteros ucranianos a um depósito de combustível em Belgorod, na Rússia.

“Está claro que não se pode considerar isto como algo que vai criar as condições apropriadas para a continuidade das negociações”, avisou Peskov.

Informações da Bielorrússia indicam que o aparelho ucraniano cruzou a fronteira a baixa altitude e atingiu o depósito. Houve um incêndio e dois funcionários ficaram feridos.

Dmytro Kuleba, ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, não confirmou nem desmentiu: “Não posso confirmar, nem rejeitar, a alegação de que a Ucrânia esteve envolvida nesses ataques – porque não tenho informação militar”.

Números da guerra e demissões

No mínimo 1.276 civis morreram e 1.981 ficaram feridos, desde que a invasão russa começou. Números da Organização das Nações Unidas, que adiantam que as explosões causaram a maioria das vítimas.

Do lado russo, e segundo os responsáveis ucranianos, 17.700 soldados russos foram mortos ou ficaram feridos até agora, no conflito.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, demitiu dois generais “traidores”, segundo Zelenskyy: “Agora não tenho tempo para lidar com todos os traidores. Mas pouco a pouco serão todos punidos”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Informação não confirmada…
    Mas é engraçado ver a reação cromo do Kremlin sobre depósitos de combustível, quando a Rússia dizimou cidades inteiras na Ucrânia sem qualquer problema!…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.