Ucrânia pede missão de paz da ONU para impor cessar-fogo

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

O Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprovou esta quarta-feira a proposta do Presidente, Petro Poroshenko, para a entrada no país de uma missão de manutenção de paz da ONU, para impor o acordo de cessar-fogo.

O acordo de cessar-fogo foi quebrado no leste da Ucrânia, após Debaltseve, cidade ferroviária estratégica ter caído nas mãos dos rebeldes pró-russos.

Na sequência de mais um desaire, o Presidente ucraniano decidiu pedir o envio de uma missão de manutenção de paz para monitorizar a linha da frente com os separatistas e a porosa fronteira da Ucrânia com a Rússia, que o Conselho de Defesa e Segurança ainda aprovou ontem.

“Achamos que o melhor formato seria uma missão de polícia da União Europeia. Temos a certeza que será a efetiva e a melhor garantia de segurança”, afirmou o Presidente Poroshenko.

O chefe de Estado da Ucrânia disse também esperar que as consultas para a constituição da força comecem rapidamente.

Moscovo acusa Kiev de destruir acordos de Minsk

O embaixador russo na ONU, Vitali Tchourkine, afirmou esta quinta-feira que, ao solicitar o envio de um contingente de manutenção da paz, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar a “destruir os acordos de Minsk”.

“Quando alguém, em vez de fazer aquilo que acordou fazer, promove um novo esquema, de seguida, levanta a suspeita de que defende a destruição dos acordos de Minsk”, disse o diplomata, citado pela agência noticiosa russa RIA Novosti.

“Estes acordos acabaram de ser concluídos. (…) Se propuseram, de seguida, outros esquemas, a questão que se coloca é a de saber se vão ou não ser respeitados”, frisou.

O conflito na Ucrânia teve início em abril de 2014 e já provocou quase seis mil mortes.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …

Subsídio por assistência a filhos vai ser pago 100% em toda a função pública

O subsídio por assistência a filho sobe de 65% para 100% do salário aos funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações. O Governo aprovou, esta quinta-feira, um diploma que aumenta o subsídio por assistência …