Ucrânia pede missão de paz da ONU para impor cessar-fogo

1

Poland MFA / Flickr

Petro Poroshenko, presidente da Ucrânia

O Conselho de Defesa e Segurança da Ucrânia aprovou esta quarta-feira a proposta do Presidente, Petro Poroshenko, para a entrada no país de uma missão de manutenção de paz da ONU, para impor o acordo de cessar-fogo.

O acordo de cessar-fogo foi quebrado no leste da Ucrânia, após Debaltseve, cidade ferroviária estratégica ter caído nas mãos dos rebeldes pró-russos.

Na sequência de mais um desaire, o Presidente ucraniano decidiu pedir o envio de uma missão de manutenção de paz para monitorizar a linha da frente com os separatistas e a porosa fronteira da Ucrânia com a Rússia, que o Conselho de Defesa e Segurança ainda aprovou ontem.

“Achamos que o melhor formato seria uma missão de polícia da União Europeia. Temos a certeza que será a efetiva e a melhor garantia de segurança”, afirmou o Presidente Poroshenko.

O chefe de Estado da Ucrânia disse também esperar que as consultas para a constituição da força comecem rapidamente.

Moscovo acusa Kiev de destruir acordos de Minsk

O embaixador russo na ONU, Vitali Tchourkine, afirmou esta quinta-feira que, ao solicitar o envio de um contingente de manutenção da paz, o Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, parece estar a “destruir os acordos de Minsk”.

“Quando alguém, em vez de fazer aquilo que acordou fazer, promove um novo esquema, de seguida, levanta a suspeita de que defende a destruição dos acordos de Minsk”, disse o diplomata, citado pela agência noticiosa russa RIA Novosti.

“Estes acordos acabaram de ser concluídos. (…) Se propuseram, de seguida, outros esquemas, a questão que se coloca é a de saber se vão ou não ser respeitados”, frisou.

O conflito na Ucrânia teve início em abril de 2014 e já provocou quase seis mil mortes.

/Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.