Oficial: Ucrânia pede adesão à União Europeia. Mas deve demorar

2

Parlamento da Ucrânia

Volodymyr Zelensky assina pedido de adesão da Ucrânia à União Europeia

Volodymyr Zelensky assinou o documento, nesta segunda-feira: “É um momento histórico”.

Ao quinto dia do início do conflito, criado pela invasão russa, a Ucrânia pediu oficialmente para aderir à União Europeia (UE).

Nesta segunda-feira o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou o documento formal, para pedir a adesão do seu país à UE.

“É um momento histórico”, descreve a página no Twitter do Parlamento da Ucrânia.

A solicitação de adesão surge num momento específico, crítico, mas o processo deverá ser longo, tal como é regra.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, comentou no Euronews que há muitos tópicos que estão a ser debatidos entre a Comissão Europeia e o Governo ucraniano: “Com tempo, queremos que a Ucrânia esteja dentro da União Europeia”.

Volodymyr Zelensky já disse que quer que o país que lidera entre na entidade europeia “o mais rapidamente possível, de forma imediata”.

O presidente da Ucrânia espera que essa integração imediata seja possível “através de um novo procedimento especial“.

A adesão à União Europeia é um desejo antigo por parte do Governo ucraniano, lembrou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. No entanto, há entraves: “Opiniões e sensibilidades diferentes na UE sobre o alargamento“.

Para ser integrado na UE, é precisa uma aprovação unânime por parte dos outros 27 países membros e o país interessado deverá ter estabilidade política e uma economia de mercado funcional.

Vários países do Leste europeu não fazem parte da União europeia: além de Ucrânia e Rússia, a Bielorrússia, a Moldávia e a Geórgia também não integram a entidade.

Na antiga Jugoslávia: Sérvia, Albânia, Macedónia do Norte e Kosovo também não estão entre os 27. Mais a norte, Reino Unido e Noruega estão fora da União Europeia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.