/

Ucrânia cria “manto de invisibilidade” nanotecnológico que protege os soldados dos drones

2

STE

A criação impossibilita a deteção de soldados através de sensores térmicos e infravermelhos, tornando-os “invisíveis” para os drones russos.

Num ato impressionante de desafio contra a brutalidade russa na Ucrânia, um cientista inventou um “manto de invisibilidade” para proteger os soldados e equipamentos ucranianos de drones russos.

A inovação, conhecida como “Pele Fantasma,” está a fazer manchetes não apenas pela sua eficácia, mas também pela sua notável história de origem.

Há 18 meses, a cidade de Bucha atraiu a atenção global pelos atos chocantes de violência perpetrados pelas forças russas. Foi aqui que um residente, que deseja permanecer anónimo, utilizou a sua experiência de uma década para inventar a Pele Fantasma. O material oculta as tropas dos sensores térmicos e infravermelhos, tornando-as praticamente “invisíveis” à vigilância de drones.

A Pele Fantasma é uma folha preta e plastificada que eficazmente protege os sinais de calor emitidos por tropas ou equipamentos, tendo sido criada em colaboração com a agência governamental Spets Techno Export (STE).

Quando os soldados estão cobertos com este material, desaparecem virtualmente dos sensores dos drones. O segredo reside num revestimento de compostos de nanotecnologia, incluindo grafeno, que podem ocultar ou absorver assinaturas de calor.

A invenção tem sido especialmente valiosa para esconder soldados feridos à espera de evacuação. “A gratidão dos guerreiros feridos salvos com a ajuda da Pele Fantasma é especialmente valiosa,” explica um porta-voz da STE ao Inews.

O material foi apresentado no evento Defence and Security Equipment International (DSEI) em Londres, uma das maiores feiras de armamento do mundo. Embora não seja conhecida publicamente qualquer encomenda da Pele Fantasma, o produto parece ter despertado o interesse das forças militares ocidentais, especialmente tendo em conta o aumento das despesas globais de defesa.

Curiosamente, a Ucrânia foi outrora um centro de produção de defesa soviética, um legado que parece estar a ressurgir. “A guerra com a Rússia está a reacender algo dentro do ADN ucraniano quando se trata de inovar na esfera militar,” disse um diplomata ocidental presente no evento DSEI.

À medida que o inverno se aproxima, a Pele Fantasma ultraleve também serve como um cobertor térmico, provando ser mais do que apenas uma camuflagem — é um salva-vidas.

A parte mais gratificante? “As palavras de agradecimento de utilizadores nos pontos mais quentes das operações militares,” diz o representante da STE, afirmando o verdadeiro valor desta invenção notável.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.