Uber banida em Itália

(dr) UBER

-

A recomendação europeia pode ir no sentido de criar legislação que permita serviços como a Uber, mas em Itália são os taxistas que podem celebrar mais uma vitória, com a decisão de um tribunal que obriga a Uber a suspender todos os seus serviços.

Segundo a agência Reuters, a suspensão da Uber engloba não apenas a utilização da app para pedir um automóvel, como também todos os serviços que a Uber disponibilizava em Itália: Uber Black, Lux, Suv, X , XL, Select e Van.

Adicionalmente, a Uber fica também proibida de fazer publicidade no país, embora tenha 10 dias para recorrer da decisão, coisa que já disse que iria fazer.

Do lado da Uber a decisão é incompreensível. A empresa diz que se trata de algo que tem por base leis com mais de duas dezenas de anos e completamente desajustadas da realidade actual, e que visam proteger apenas os lucros de um sector fechado e protegido à custa da liberdade de escolha dos consumidores italianos.

Esta é já a quarta derrota da Uber nos Tribunais Italianos… o que parece indicar que poderá estar mais perto a eventual saída da Uber do mercado italiano. Apesar de tudo, é de esperar que a Uber vá dar bastante luta e levar o caso até às últimas instâncias.

Em Portugal, o conflito entre as posições dos taxistas e os serviços como a Uber ou Cabify não chegou a este ponto nos tribunais – muito graças ao facto de os taxistas nacionais parecerem ter a ideia de que as leis são como as meninas virgens, para se violar, e que o assunto será para se resolver nas ruas.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se cumprirem tudo LEGALMENTE como os taxistas são obrigados a cumprir,não vejo porque não podem operar.
    Agora, querem ter mais regalias que os outros, vão mas é cavar batatas.

RESPONDER

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …