O Tyrannosaurus rex tinha um primo. Era anão

(dr) Andrey Atuchin

Descoberto em 1998, foram necessários 20 anos para que alguém se voltasse a interessar pelo velho esqueleto que estava guardado no Museu de História Natural de Mesa, no estado americano do Arizona.

Em 2006 os ossos saíram do armário para serem analisados por Sterling Nesbitt, professor do Virginia Tech Colleague of Scienc, que agora chegou a uma conclusão que poucos esperavam: o velho esqueleto é uma espécie de primo do famoso Tyrannosaurus rex.

Suskityrannus Hazelae é o seu nome do parente, tem a particularidade de ser anão e, mesmo assim, conseguir chegar aos 12 metros de altura. Este exemplar em específico terá morrido ainda muito jovem, de acordo com informações avançadas pelo jornal espanhol El Mundo, com cerca de três anos, e um crânio que mediria apenas uns 25 a 32 centímetros.

De acordo com o estudo publicado na revista Nature Ecology & Evolution, a espécie de dinossauro agora revelada terá vivido há cerca de 92 milhões de anos, durante a época geológica do Cretáceo, e foi descoberta no Novo México, precisamente pelo cientista que agora chega a estas reveladoras informações. Nesbitt terá participado numa expedição quando tinha apenas 16 anos quando descobriu as ossadas.

Embora o tamanho do animal pudesse ser considerável, a verdade é que este exemplar tinha cerca de três metros quando morreu – o tamanho do crânio de um Tyrannosaurus rex adulto. Alimentava-se de carne, embora o cientista não seja capaz de detalhar que tipo de animais em específico era capaz de comer.

Os Suskityrannus bípedes tinham pés longos, uma mordida forte e dentes afiados – características consistentes com um carnívoro rápido. Terá vivido num ambiente húmido e pantanoso.

O novo artigo é assim significativo, pois “o pé de Suskityrannus é agora o mais antigo registo conhecido de um pé arctometatarsal num tiranossauro”, uma descoberta que “tem o potencial de nos ajudar a entender melhor a evolução da capacidade de corrida em dinossauros”, disse.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …

PSD volta a apresentar queixa à CNE contra Rui Moreira

Esta quarta-feira, o PSD/Porto acusou o movimento independente liderado por Rui Moreira de enviar informação da apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal "para emails institucionais" do município, acrescentando que vai apresentar queixa à Comissão …

Para Rio, as críticas de Ana Catarina Mendes são de "quem não tem nada para dizer"

As águas entre o PS e o PSD estão agitadas, depois da troca de galhardetes entre o presidente social-democrata, Rui Rio, e a líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes. Depois de ter sido acusado por …

Nova Iorque atinge 70% de adultos vacinados (e celebra com fogo-de-artifício)

O estado de Nova Iorque atingiu o marco de vacinação que, de acordo com os especialistas, garante a imunidade de grupo. O governador do estado norte-americano de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou na noite de terça-feira …

"Construtiva" e "sem animosidades". Cimeira entre Biden e Putin termina mais cedo do que previsto

A cimeira entre Vladimir Putin e Joe Biden chegou ao fim mais cedo do que se previa. Os presidentes optaram por conferências de imprensa em separado, e o primeiro a falar foi o Presidente russo. Os …

Euro 2020: seleções da casa em desvantagem na primeira jornada

Nove seleções jogaram no seu país, até agora. Mas somente três ganharam o respetivo jogo. Portugal contribuiu para estragar as festas caseiras. Num Europeu estranho e inédito, que decorre em muitos países, muitas seleções jogam em …

Tribunal europeu condena Portugal a indemnizar recluso por falta de internamento psiquiátrico

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou o Estado português a pagar uma indemnização de 14 mil euros a um recluso por ter cumprido pena de prisão sem internamento psiquiátrico a que tinha sido condenado. A …

França acaba com máscara no exterior (e Espanha vai pelo mesmo caminho)

Em França, o uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório a partir de quinta-feira. Espanha deverá seguir o mesmo caminho "em breve". O uso de máscara no exterior deixa de ser obrigatório em França …

Swissport em Lisboa para tentar comprar a Groundforce

O acionista maioritário da Groundforce, que está a tentar vender a sua participação na empresa de handling, encontra-se agora a negociar com os suíços da Swissport. Depois de o fundo espanhol Atitlan se ter afastado e …

BdP prevê taxa de desemprego de 7,2% e crescimento económico de 4,8%

O Banco de Portugal (BdP) prevê que a taxa de desemprego atinja 7,2% em 2021, recuando para 7,1% em 2022 e 6,8% em 2023, e que o emprego cresça 1,3% este ano. No Boletim Económico de …