/

Twitter volta a sinalizar publicação de Trump por conter vídeo manipulado

Chris Kleponis / EPA

O Twitter voltou a sinalizar um tweet do Presidente norte-americano, desta vez por conter um “vídeo manipulado”.

De acordo com o jornal online Observador, o Twitter voltou a sinalizar um tweet do Presidente norte-americano. Em causa está um vídeo que mostra uma criança negra a fugir de outra branca, no qual se pode ler, num rodapé falso da CNN, “Criança aterrorizada foge de bebé racista. Criança racista é provavelmente apoiante de Trump”.

De seguida, mostra “o que realmente aconteceu”, tratando-se de um vídeo que se tornou viral nas redes sociais, que mostra duas crianças a correrem uma para a outra. O vídeo termina com as frases: “A América não é o problema, notícias falsas são. Se vires algo, diz algo. Só tu podes prevenir a propagação de notícias falsas.”

Segundo o semanário Expresso, esta legenda nunca apareceu na cadeia televisiva norte-americana e, por isso, o Twitter decidiu colocar um aviso em baixo do vídeo a dizer “conteúdo manipulado”.

“O que precisa de saber? Em setembro de 2019, a CNN transmitiu um vídeo viral sobre uma amizade entre duas crianças. Na quinta-feira, o Presidente partilhou uma versão do vídeo que muitos jornalistas confirmaram ter sido editado e manipulado com um rodapé da CNN falso”, lê-se no aviso.

Há uns dias, a rede social já tinha removido um vídeo de homenagem ao cidadão afro-americano George Floyd, feito com imagens sobre as quais a equipa do Presidente não detinha direitos de utilização.

Antes, o Twitter já tinha sinalizado um tweet de Trump como apologia da violência e outros dois com um link de “verificação de factos”. Na sequência desta decisão, o chefe de Estado ameaçou “regular” ou “fechar” as redes sociais.

Esta quinta-feira, o Facebook também removeu 88 anúncios da campanha de reeleição do republicano por conterem um símbolo usado pelos nazis para designar presos políticos, conta o mesmo semanário.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.