Twitter passa a alertar utilizadores que colocam “like” em informações incorretas

O Twitter passou a alertar os utilizadores quando estes tentam ‘curtir’ uma publicação que contenha informações consideradas incorretas, medida que faz parte da esforço da empresa para combater a desinformação.

Esta mudança significa que os utilizadores que tentarem “curtir” as mensagens de Donald Trump com dados incorretos ou contestados sobre as eleições presidenciais nos Estados Unidos (EUA) receberão um aviso a pedir para ajudarem “a manter o Twitter um lugar para informações confiáveis”, noticiou na terça-feria a Sky News.

A empresa disse que era “vital” fornecer contexto adicional sobre a classificação dessas publicações. Atualmente, os utilizadores não conseguem partilhar publicações que receberam um rótulo de mensagem contestada.

Anteriormente, quando os avisos referidos foram mostrados, essa ação levou a uma redução de 29% na disseminação de informações enganosas, informou o Twitter, razão pela qual o recurso está ser adicionado agora aos “likes”.

Esta mudança surge após a divulgação de um estudo, no qual foi revelado que os ‘tweets’ polémicos de Trump desviavam a cobertura dos media sobre tópicos potencialmente prejudiciais para o Presidente.

Nos anos que se seguiram às últimas eleições, em 2016, as plataformas de media social foram criticadas devido à sua inércia quanto a publicações que podem ter contribuído para minar a integridade do processo eleitoral, permitindo que a desinformação atingisse milhões de eleitores. Questões semelhantes foram levantadas sobre conspirações relacionadas com a pandemia de covid-19.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.