Motoristas imigrantes dormem na mala dos TVDE para pagar dívidas à máfia que os traficou

1

Os motoristas dormem nas bagageiras por não terem dinheiro para pagar alojamento devido às dívidas com os traficantes.

No aeroporto de Lisboa, John, um turista, enfrentou uma situação caricata com o motorista do serviço de transporte TVDE que tinha chamado. O condutor hesitou em abrir a bagageira para a bagagem. A situação culminou com a intervenção da PSP, que descobriu um colega de trabalho do motorista a dormir dentro da bagageira. Ambos eram imigrantes indostânicos estavam a dormir no carro devido à falta de recursos para alojamento.

“Os casos de motoristas a dormirem no carro que conduzem estão a acontecer sobretudo na Grande Lisboa”, explica Ângela Reis, presidente da Associação Nacional Movimento TVDE. Vários imigrantes dormem e comem nos seus carros devido à falta de alternativas financeiras e por terem dívidas às redes de imigração ilegal que os trazem para Portugal, explica o Expresso.

As autoridades, incluindo o SEF e a PJ, foram informadas das suspeitas de tráfico humano neste setor, mas a investigação tem-se mostrado complexa devido à sofisticação e legalidade aparente das redes criminosas de recrutamento.

Rana Taslim Uddin, presidente da comunidade do Bangladesh em Lisboa, descreve a situação como uma “miséria” e aponta para máfias que exploram imigrantes recentemente chegados a Portugal, principalmente para conduzir para plataformas de TVDE.

A presença destes motoristas indostânicos em Portugal não tem sido sem controvérsia. Nas redes sociais, contas associadas a movimentos de extrema-direita têm disseminado notícias falsas sobre alegados incidentes envolvendo estes motoristas, aumentando a xenofobia.

Em resposta às dificuldades enfrentadas por estes motoristas, tanto Uddin quanto Reis sugerem que devem ser implementadas medidas adicionais para garantir a sua integração e segurança. Uddin propõe cursos de condução e aprendizagem da língua portuguesa, enquanto Reis destaca a necessidade de garantir que os motoristas estejam familiarizados com as regras de trânsito locais.

Por fim, a Associação Portuguesa das Aplicações Digitais reforça que o setor é rigorosamente regulado, exigindo vários requisitos dos motoristas, incluindo documentação e formação adequadas.

ZAP //

1 Comment

  1. E ninguém faz nada? Este governo de miseráveis que colocou Portugal na rota do trafico humano, bem como os seus compinchas da estrema esquerda, sempre “preocupados” com as supostas minorias, estão calados que nem ratos porquê?! É impensável o que está a acontecer no nosso país. Quando chamamos um Uber estamos a compactuar com isto. É vergonhoso!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.