10 canais russos transmitiram mensagem de Zelenskyy

Presidência da Ucrânia / Wikimedia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

Alegadas oito explosões perto da central nuclear de Zaporíjia. É uma “provocação”, reage empresa russa.

Houve oito explosões fortes perto da central nuclear de Zaporíjia, de acordo com a Agência Internacional de Energia Atómica.

O director da agência anunciou as explosões, relatando que as janelas dos escritórios da central vibraram, na manhã de quarta-feira.

Algumas explosões parecem estar a ocorrer a alguma distância da maior central nuclear da Europa, enquanto outras parecem estar muito mais próximas da instalação, lê-se no comunicado.

Renat Karchaa, da empresa de energia nuclear russa que gere a central nuclear, assegurou que não houve qualquer explosão e classifica este comunicado como uma “provocação”.

A Agência Internacional de Energia Atómica, segundo Renat, quer “injectar na opinião pública ocidental a ideia de que a Rússia é incapaz de garantir a segurança nuclear”.

“Antes de emitirem tais informações, essas devem ser verificadas. Querem mostrar que estão a fazer algo útil”, acrescentou, na TASS.

Zelenskyy na televisão russa

Todos os dias uma mensagem de Volodymyr Zelenskyy é transmitida para o povo da Ucrânia. Há quase um ano que isso acontece.

As palavras do presidente da Ucrânia são divulgadas no seu país e na maioria do resto do mundo – mas na Rússia não.

Isso mudou nesta quarta-feira, quando 10 canais russos transmitiram uma mensagem de Zelenskyy.

A notícia começou por ser divulgada pela agência Sirena e em páginas no Telegram – e mais tarde confirmadas por um Governo local.

Os responsáveis pelo Oblast de Belgorod confirmaram a transmissão da mensagem, devido a uma “substituição não autorizada do sinal“.

De acordo com habitantes locais, o vídeo foi transmitido com diversas falhas mas passou em, pelo menos, 10 canais televisivos.

Mais tarde um responsável russo na Crimeia, Sergey Aksyonov, revelou que o vídeo também foi visto naquela região.

Na mensagem em causa, Volodymyr Zelenskyy deu os parabéns aos ucranianos pelo Dia da Unidade. Tinha sido transmitida na Ucrânia no domingo passado, dia 22.

O presidente da Ucrânia salientou a luta que os seus compatriotas estão a protagonizar, pela protecção do país. E repetiu que essa luta continua a ser necessária.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.