Turquia ameaça invadir ilhas gregas a “qualquer momento”

10

Tolga Bozoglu / EPA

Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou recentemente que a “ocupação da Grécia nas ilhas do Mar Egeu” não faz com a Turquia esteja imóvel. “Um dia”, Ancara poderá ter “de fazer o necessário” o que pode acontecer “a qualquer momento”, ameaçou, aludindo a uma possível invasão.

São algumas as questões entre os dois países: a divisão do Chipre, a soberania de ilhas no Mediterrâneo oriental e a política migratória. Ambas as nações pertencem à NATO, aliança militar que estipula que um ataque a um Estado-membro é um ataque a todos, lembrou o Observador.

“Há algumas ameaças ilegítimas contra nós”, disse Erdogan. “Se essas ameaças ilegítimas continuarem, há um fim para a paciência. Não é um bom sinal ver nos radares os vossos aviões. Essas coisas feitas pela Grécia não são um bom sinal”, afirmou o líder turco.

“Gregos, olhem para a História. Se forem mais longe, pagarão um preço elevado”, reforçou ainda.

Na terça-feira, numa visita à Bósnia-Herzegovina, Erdogan reafirmou as ameaças: “Se disse que [a Turquia] poderia vir uma noite assim de repente [às ilhas gregas], então, quando o tempo chegar, claro que pode vir de repente uma noite”.

E continuou: “Espero que Atenas analise as relações com a Turquia. Caso contrário, como já disse, pode haver um ataque a qualquer momento”.

No fim do semana, o ministério dos Negócios Estrangeiros grego emitiu um comunicado, assegurando que o país “não ia acompanhar a Turquia” nas ameaças diárias “ultrajantes” e que “ultrapassam todos os limites”.

“Informaremos os nossos aliados e parceiros no que diz respeito a estas declarações provocativas, de maneira a tornar claro quem está a minar a coesão da aliança”, destacou, assegurando que “continuaria a ser um pilar de estabilidade e segurança para toda a região”.

Esta terça-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros grego, Nikos Dendias, frisou: “Aconselho a qualquer pessoa que sonhe atacar e conquistar [a Grécia] para pensar três ou quatro vezes”, insinuou. Também o primeiro-ministro grego, Kyriákos Mitsotákis, considera “inaceitáveis” as ameaças de Ancara.

O porta-voz da Comissão Europeia, Peter Stano, classificou as declarações da Turquia de “hostis”, sublinhando que “a soberania e a integridade dos Estados-membros da União Europeia devem ser respeitadas”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

10 Comments

  1. Semi-ditador ameaça um estado membro da UE como se a UE não existisse. E de facto não existe. Militarmente não existe.

    A única ameaça que podemos fazer, se a Turquia atacar a Grécia, é que não lhes vendemos mais Mercedes.

    A UE mercantil é uma vergonha e estes novos tempos vão acabar com ela.

  2. Na segunda guerra mundial Mussolini aproveitou o balanço do que Hitler estava a fazer para tentar promover a Itália enquanto potência. Será que quem está a “escrever” a história do mundo vai repetir um roteiro parecido com um já usado apenas com atores diferentes? Neste caso Putin e Erdogan.

  3. Caros Leitores,
    Cada dia QUE PASSA , é, um Outro Dia!!!…
    A História da Humanidade!! Será??!!…
    Deixo, uma resposta plausível a cada um de vocês!!…
    Este tipo de politica, está ultrapassado!!! PARA NÃO DIZER OBSOLETO!!!…
    infelizmente!!!..
    O que está acontecer, actualmente, nesta Europa, não tem nada a haver, com as outras politicas no passado!!!
    Nunca aprendemos com os erros do passado!!…
    Ninguém é Mortal. Cada pessoa traça a sua História, neste Mundo!!….
    Eu, já tracei o Meu!!!
    A História, é feita de momentos únicos, para mais tarde recordá-los( bons e maus)!!!…
    A História continua!!….

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.