Turistas franceses arriscam seis anos de prisão. Roubaram areia de uma famosa praia em Itália

Um casal francês foi detido ao transportar 40 quilos da famosa areia da ilha da Sardenha, em Itália, e agora pode enfrentar até seis anos de prisão, caso a justiça italiana os considere culpados.

O casal engarrafou areia da praia de Chia, no sul da Sardenha, e escondeu-a no porta-bagagens do carro em 14 garrafas de plástico. Os dois acabaram por ser detidos quando se preparavam para apanhar o ferry de Porto Torres em direção a Toulon, em França.

Confrontados com a ilegalidade do ato, os turistas franceses explicaram, de acordo com a BBC, que não sabiam que estavam a violar a lei e que a sua intenção era apenas levar souvenirs aos familiares e amigos quando voltassem a casa, no final das férias.

Desde a promulgação de uma lei de 2017 que é ilegal retirar areia, seixos e conchas da ilha da Sardenha, já que é considerado um bem de utilidade pública. Moradores da ilha, citados pela BBC, denunciam há anos o roubo de bens naturais, como a famosa areia rosada ou de outros tipos específicos, pelos turistas que ali vão.

Em 1994, o governo proibiu o acesso à praia de areia rosa Budelli, depois de vários pedidos de preservação da zona. As autoridades estão, desde então, preocupadas com o desaparecimento de toneladas da areia registado todos os anos.

“As praias são uma das atrações mais famosas na Sardenha. Existem, entretanto, duas ameaças: uma é pela erosão, parcialmente natural e parcialmente induzida pelo aumento dos níveis do mar, consequência da alteração climática; a segunda ameaça é o roubo de areia pelos turistas”, disse à BBC Pierluigi Cocco, residente da capital sardenha, Cagliari, e cientista ambiental.

“Somente uma fração dos turistas que visitam a Sardenha gastam o seu tempo a recolher 40 quilogramas de areia. Mas multiplicando metade desse valor por 5% do um milhão de turistas por ano, em poucos anos isso contribuirá significativamente para a redução das praias – a principal razão da atração dos turistas à ilha da Sardenha”, alertou o cientista e morador.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …

Cimeira Social. Jerónimo de Sousa diz que não se respondeu aos verdadeiros problemas

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou este sábado, no Porto, que a Cimeira Social da União Europeia não respondeu às necessidades associadas ao emprego, à valorização dos salários e ao fim da precarização …

Babbage escreveu uma carta a Tennyson. Exigia a "correção matemática" de um poema

A perspicácia matemática de Charles Babbage levou-o a escrever uma carta ao poeta Alfred Tennyson, que exigia, de certa forma, rigor e precisão no poema The Vision Of Sin. Charles Babbage é conhecido como o pai …

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …