Turista americano morto por tribo selvagem na Índia

Guarda Costeira da Índia / Survival International

Rara foto de dois Sentineleses

Um turista americano morreu após ser atingido por flechas de uma tribo que vive isolada nas ilhas indianas de Andamão e Nicobar, após tentar aproximar-se da comunidade, hostil ao mundo moderno.

O americano foi identificado como John Allen Chau, de 27 anos, que segundo fontes, era um missionário cristão que queria converter a tribo que habita a ilha onde foi morto.

Chau foi atacado com flechas por membros da tribo, que é protegida pela lei indiana, disseram fontes policiais à India Today.

A polícia enfatizou que os indígenas – que se dão pelo nome Sentineleses – devem ser deixados isolados e que qualquer contacto forçado com o mundo exterior poderia colocar pessoas em perigo.

Chau foi assassinado na Ilha Sentinela do Norte, que é parte das Ilhas Andamão, e sete pessoas foram presas por ligação ao assassinato. Os sete presos são pescadores locais que terão ajudado Chau a chegar à ilha.

Os pescadores ficaram longe do território indígena, mas Chau aventurou-se na selva no dia 14 de novembro. Mais tarde, os sete homens viram o americano a ser atacado com flechas. Após o ataque, os representantes da tribo amarraram o corpo de Chau a uma corda e arrastaram-no pelo chão.

(dr)

John Allen Chau tinha 27 anos

Deepak Yadav, polícia do Departamento de Investigação Criminal das Ilhas de Andamão e Nicobar, adiantou que as autoridades ainda estão a tentar recuperar o corpo de Chau.

O processo de recuperação do cadáver do americano é difícil, uma vez que os Sentineleses se opõem ferozmente ao contacto externo.

“É muito lamentável. É uma tribo sensível a viver naquela área há 60 mil anos. Não devem ser contactados”, disse Yadav. “Podem ser propensos a doenças do mundo exterior. A Guarda Costeira e a Marinha Indiana patrulham constantemente as ilhas para impedir que as pessoas entrem”.

Quem são os Sentineleses?

O Censo da Índia de 2011 contou 15 pessoas na Ilha Sentinela do Norte. Existem 12 homens e três mulheres. Os números podem, contudo, ser mais altos, já que o censo foi feito à distância.

De acordo com a Survival International, um grupo de direitos globais, os Sentineleses “rejeitam vigorosamente” o contacto com o mundo exterior. Tanto que, durante o tsunami de 2004, os Sentineleses tentaram atacar com flechas os helicópteros da Guarda Costeira Indiana.

Os helicópteros sobrevoaram a Ilha Sentinela do Norte para avaliar os danos que os Sentineleses podiam ter sofrido devido ao tsunami. A extensão desse dano – se houver – ainda permanece desconhecida.

Guarda Costeira da Índia / Survival International

Membros da tribo Sentinelese montam guarda à sua ilha

Os Sentineleses já mataram dois pescadores indianos que inadvertidamente entraram na ilha. Os pescadores tinham atracado o barco perto da ilha e adormeceram.

A tribo sobrevive à base de caça e de recolha de alimentos. Além disso, é conhecida pela sua habilidade em construir barcos e pescar em águas rasas.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Irra!.. Que o homem Ocidental é de um paternalismo irritante e insuportável. Que mania de superioridade e que têm de “converter” os que são diferentes aos seus valores, paradigmas e moldes civilizacionais. Umas flechitas no bucho que o gajo ficou ali, porreiro.

    • Exacto; o missionário cristão foi chatear os indígenas com a biblia e com as suas teorias sobre deus e acabou por ir ter com ele mais cedo!…

RESPONDER

"Toupeira" do InSight termina a sua viagem em Marte

A sonda de calor desenvolvida e construída pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e implantada em Marte pelo lander InSight da NASA terminou a sua parte da missão. Desde 28 de fevereiro de 2019 que a …

Após injetar chá de cogumelos, homem começou a desenvolver fungo no sangue

Um homem preparou um chá de "cogumelos mágicos" e decidiu injetá-lo no corpo. Vários dias depois, acabou nas urgências devido ao crescimento de um fungo na sua circulação sanguínea. De acordo com o Live Science, o …

Ministro da Economia testa positivo ao novo coronavírus

O ministro da Economia e do Estado, Pedro Siza Vieira, testou positivo ao novo coronavírus que causa a covid-19, anunciou o ministério que tutela.  Em comunicado citado pelo jornal digital Observador, o ministério da Economia refere …

"Reis do esperma". Homens vendem e doam espermatozóides nas redes sociais (e a procura é surreal)

São muitos os norte-americanos que têm vendido ou doado o seu esperma nas redes sociais. A procura pelo material tem sido cada vez maior, e os bancos não estão a dar conta desta nova realidade, …

Sporting 2-1 FC Porto | Jovane Cabral entra para virar resultado e levar Sporting à final

O suplente Jovane Cabral ‘bisou’ esta terça-feira na vitória do Sporting frente ao FC Porto, por 2-1, em Leiria, consumando a reviravolta no clássico das meias-finais da Taça da Liga de futebol, depois de Marega …

Entrevista: "Amigos meus falam em dar um tiro na cabeça. Eu espero não fechar, mas..."

As novas medidas de confinamento estão quase a entrar em vigor e vão afetar muito a restauração. Contactámos o proprietário de um dos cafés mais conhecidos no Porto. 38 anos depois de ter começado a …

Escutas, cartas e chantagens. Como o FBI tentou minar reputação de Martin Luther King

Desde a Marcha sobre Washington por Trabalho e Liberdade em 1963 até aos seu assassinato em 1968, o FBI lançou-se numa intensa campanha para desacreditar Martin Luther King Jr., de acordo com o novo documentário …

Costa anunciou campanha de testes rápidos já esta quarta-feira. Escolas dizem nada saber

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira, no Parlamento, que arrancará esta quarta-feira uma campanha de testes rápidos nas escolas, mas as instituições de ensino dizem nada saber sobre a iniciativa. O líder do Executivo …

Tando: O drone projetado para ser um segurança voador

Drones voadores já são usados para patrulhar áreas externas, mas não ambientes internos onde o GPS não funciona. Isto pode estar prestes a mudar com o lançamento do sistema Tando. Desenvolvido pela startup israelita Indoor Robotics, …

Jorge Jesus com sintomas de covid-19

O treinador do Benfica, Jorge Jesus, também está a apresentar sintomas da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A notícia foi avançada pelo desportivo O Jogo, que dá conta que em causa está uma …