/

35 anos após o desastre nuclear, o “turismo negro” vai sobrevoar Chernobyl

Vladyslav Cherkasenko / Unsplash

Sinal de aviso de radioatividade em Pripyat, cidade próxima da Central Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia

Para comemorar o 35.º aniversário da catástrofe, a Ukrainian International Airlines está a organizar uma excursão aérea que dará aos passageiros a oportunidade de contemplar a Central Nuclear de Chernobyl e a cidade abandonada de Pripyat a partir dos céus.

Se já sonhou em sobrevoar o local do pior desastre nuclear da História, esta pode ser a sua oportunidade. A Ukrainian International Airlines (UIA) vai fazer um voo panorâmico sobre a zona restrita da cidade de Pripyat e da antiga Central Nuclear de Chernobyl.

Segundo a CNN, a viagem será realizada a bordo de um Embraer 195, no dia 25 de abril, véspera da data em que o Reator n.º 4 explodiu, em 1986.

O itinerário é simples. Por 106 dólares (cerca de 88 euros), os viajantes podem descolar do Aeroporto Boryspil de Kiev e voar até Chernobyl, tendo uma visão panorâmica da Zona de Exclusão à volta da central nuclear.

O avião vai sobrevoar a região a altura mínima permitida de 900 metros, chegando o mais perto possível da central nuclear sem comprometer a segurança dos passageiros.

Além de uma fotografia na cabine e de uma selfie com o piloto, o bilhete para esta aventura turística inclui também uma tour especial a um Boeing 777 da companhia aérea, no aeroporto de Boryspil.

As informações a bordo do avião serão fornecidas por guias da Chernobyl Tour, uma conhecida empresa ucraniana especializada em turismo em zonas de exclusão.

Embora possa parecer estranho, os organizadores admitem mesmo que a viagem não teria acontecido sem a pandemia de covid-19, que obrigou a reinventar a indústria. “Há uma aeronave disponível e a nossa equipa tem tempo livre para fazer projetos criativos”, sustentou Bohdan Skotnykov, chefe de projeto da UIA.

Apesar de esta excursão estar mais voltada para a aviação, a verdade é que a iniciativa continua uma tradição popular de turismo negro que, antes das restrições consequentes da pandemia, viu dezenas de milhares de visitantes explorarem o local do desastre sombrio em torno de Chernobyl e da cidade abandonada de Pripyat.

“Chernobyl é o destino turístico de maior sucesso na Ucrânia”, disse Yaroslav Yemelyanenko, diretor da Chernobyl Tour. “Antes da pandemia, o número de turistas duplicava a cada ano.”

Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, o Reator n.º 4 da Central Nuclear de Chernobyl explodiu e espalhou material radioativo na pequena cidade de Pripyat, na Ucrânia, que fazia parte da antiga União Soviética.

O acidente nuclear tomou enormes proporções ao espalhar altos níveis de radiação na atmosfera, afetando países vizinhos. Este desastre tornou-se o maior acidente nuclear da História, resultou na morte de milhares de pessoas e obrigou a rápida evacuação da cidade de Pripyat e de cidades próximas.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.