Região do Japão quer contratar ninjas

Turismo de Aichi

Esta é uma das fotos promocionais do Departamento de Turismo de Aichi para tentar atrair candidatos a ninja de todo o mundo

Esta é uma das fotos promocionais do Departamento de Turismo de Aichi para tentar atrair candidatos a ninja de todo o mundo

O governo regional de Aichi, no Japão, abriu vagas para contratar seis ninjas com o objetivo de estimular o turismo na região.

Os ninjas devem ser contratados em período integral e vão receber ordenados de de 180 mil ienes (cerca de 1.430 euros), de acordo com o anúncio de emprego.

Entre os pré-requisitos do governo de Aichi para os futuros contratados estão a preparação física e as habilidades acrobáticas.

O objetivo é promover o “turismo envolvendo os senhores de guerra”.

Os ninjas eram mercenários japoneses do século XV, especialistas em espionagem, assassinatos e sabotagem, entre outras formas não convencionais de ataques e guerra.

Este tipo de guerreiro era considerado inferior aos samurais e à nobreza militar japonesa, que seguiam normas rígidas de honra em combate.

Relações públicas

O emprego de ninja vai envolver também apresentações em público e “trabalho de relações públicas” em rádios e canais de televisão.

No entanto, o governo de Aichi não requer que os candidatos tenham experiência em combate ou um “currículo de mercenário”.

O candidato ideal, de acordo com o anúncio de vaga, deve “gostar de ser o centro das atenções mesmo que seja um ninja secretamente”, disse à agência de notícias AFP Satoshi Adachi, do Departamento de Turismo de Aichi.

O grupo poderá apresentar-se em inglês, e por isso falar japonês é desejado mas não é essencial para conseguir o emprego, mas Adachi afirma ser necessário que o candidato tenha paixão pela história do Japão.

Qualquer pessoa acima de 18 anos poderá concorrer, e as inscrições estão abertas até 22 de março.

O treino para os ninjas será rápido: os candidatos escolhidos vão estar aptos para trabalhar no fim de abril. Depois do treino, vão-se apresentar no castelo de Nagoya e outros locais famosos da região.

O governo de Aichi espera conseguir os mesmos resultados do governo da região vizinha, de Mie, que abriu um museu ninja na cidade de Iga, combinando detalhes históricos com apresentações acrobáticas inspiradas nas histórias dos antigos guerreiros.

Iga, que reivindica ser a cidade onde surgiram os ninjas, já foi o lar de muitos desses guerreiros – também conhecidos como shinobi -, que surgiram como um fenómeno peculiar num período do século XV no Japão, quando o país estava dividido em regiões e vivia um período de instabilidade.

Os ninjas desapareceram gradualmente depois do Japão ser unificado, no século XVII.

Os ninjas foram um fenómeno histórico real, mas muito do que se afirma sobre eles é baseado em lendas e mitos.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …