Turbina eólica barata, sem pás, que não ameaça pássaros — em sua casa?

2

Vortex Bladeless

Já imaginou turbinas eólicas que podem ser instaladas em qualquer ambiente externo para gerar eletricidade – como jardins de casas, garagens ou terraços de edifícios e — exatamente como já acontece com os painéis solares?

Parece demasiado bom para ser verdade, e a verdade é que há mesmo quem conteste a viabilidade do conceito.

Mas essa é exatamente a ideia da Vortex Bladeless: uma turbina eólica de baixo custo, que pode ser instalada em casa — e que, sem pás, não representa uma ameaça para os pássaros.

O conceito foi desenvolvido pelo engenheiro espanhol David Yáñez e a estrutura, desenvolvida com financiamento da União Europeia, já tem protótipos a funcionar em vários locais do mundo.

A Vortex Bladeless é composta por cilindros oscilantes que vibram quando entram em contacto com o vento – movimento esse que substitui o efeito cinético habitualmente gerado pelas pás das torres eólicas tradicionais.

Segundo os criadores do conceito, estas turbinas eólicas têm um custo 30% mais baixo, já que a instalação e manutenção de uma turbina sem as estruturas das pás são muito mais simples.

Além disso, as turbinas sem pás nem engrenagens são completamente silenciosas, e não ameaçam a vida dos pássaros que voam pela região — ao contrário do que acontece com as turbinas convencionais.

Com efeito, o uso de energia eólica não é consensual, devido ao seu impacto na fauna voadora. Segundo estimativas do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, aproximadamente 300 mil pássaros foram mortos por turbinas eólicas em 2015.

Contudo, as mortes de pássaros causadas por turbinas são uma tendência que está em queda, pois a indústria tem vindo a alterar as pás das turbinas, de modo a que estas se movam mais lentamente.

De acordo com estudo de 2015, o simples gesto de mudar a cor das turbinas eólicas para preto pode ter um impacto gigante na vida dos pássaros.

Para já, estão em testes em vários locais do mundo 100 protótipos pré-comerciais da Vortex Bladeless, com 85 centímetros de altura cada, que estão a obter resultados promissores.

Há no entanto quem conteste a viabilidade técnica do conceito, duvidando de que seja eficiente ou funcional— enquanto outros questionam o financiamento dado pela União Europeia ao projeto.

Resta então esperar pelos resultados dos testes com protótipos — e que um dia possamos ter em casa uma turbina eólica barata, sem pás, que não ameaça os pássaros.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.