Tunísia lança crowdfunding para salvar Mos Espa, a terra de Anakin

kuritita / Flickr

Panorama de Mos Espa, a terra do menino Anakin Skywalker

Panorama de Mos Espa, a terra do menino Anakin Skywalker [clique para ampliar]

A Tunísia anunciou esta terça-feira o lançamento de uma campanha internacional de angariação de fundos para salvar um dos cenários do épico de ficção científica “A Guerra das Estrelas”, localizado no deserto do Saara e atualmente ameaçado pelas dunas.

O cenário em questão está localizado nas dunas de Ong Jmel, no sul da Tunísia, e retrata Mos Espa, cidade onde morava o jovem Anakin Skywalker, que se transformou posteriormente na personagem Darth Vader.

É um local de culto para os numerosos fãs da saga “Star Wars – A Guerra das Estrelas”.

O Ministério do Turismo tunisino, em parceria com algumas organizações, lançou a campanha “Save Mos Espa” (“Salvar Mos Espa”) que pretende angariar cerca de 300.000 dinares tunisinos (cerca de 137.000 euros) para limpar o local e reabilitar algumas estruturas que apresentam fissuras por causa da areia.

“Mos Espa está localizada numa região com muito vento, ameaçada por dunas móveis que se deslocam sob o efeito do vento a uma velocidade de 15 metros por ano. Uma duna já soterrou mais de 10 por cento do local”, explicou, em declarações à comunicação social, Nabil Gasmi, da Câmara de Desenvolvimento para o Turismo em zonas de deserto, uma das organizações envolvidas na iniciativa.

“Já conseguimos remover 8.000 metros cúbicos de areia em 12 dias. Infelizmente algumas partes já começaram a desmoronar-se”, acrescentou o representante, durante uma conferência de imprensa.

O Estado tunisino avançou com 160.000 dinares tunisinos (cerca de 73 mil euros) para lançar os trabalhos de reabilitação, bem como está a promover uma plataforma de financiamento participativo (‘crowdfunding’) para conseguir reunir cerca de 45 mil dólares (cerca de 32 mil euros). O restante montante será financiado por mecenas e doações.

“Qualquer operação [de limpeza] é forçosamente temporária, porque é uma área viva”, disse Fahmi Houki, representante do Ministério do Turismo tunisino, salientando que estes trabalhos de remoção poderão dar uma “trégua” de oito a 10 anos ao local.

Esta operação faz parte da estratégia traçada pelo Ministério do Turismo tunisino, em colaboração com a sociedade civil, para transformar o sul da Tunísia, “uma área pouco valorizada”, “num dos polos do turismo em 2014”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …