Tunísia lança crowdfunding para salvar Mos Espa, a terra de Anakin

kuritita / Flickr

Panorama de Mos Espa, a terra do menino Anakin Skywalker

Panorama de Mos Espa, a terra do menino Anakin Skywalker [clique para ampliar]

A Tunísia anunciou esta terça-feira o lançamento de uma campanha internacional de angariação de fundos para salvar um dos cenários do épico de ficção científica “A Guerra das Estrelas”, localizado no deserto do Saara e atualmente ameaçado pelas dunas.

O cenário em questão está localizado nas dunas de Ong Jmel, no sul da Tunísia, e retrata Mos Espa, cidade onde morava o jovem Anakin Skywalker, que se transformou posteriormente na personagem Darth Vader.

É um local de culto para os numerosos fãs da saga “Star Wars – A Guerra das Estrelas”.

O Ministério do Turismo tunisino, em parceria com algumas organizações, lançou a campanha “Save Mos Espa” (“Salvar Mos Espa”) que pretende angariar cerca de 300.000 dinares tunisinos (cerca de 137.000 euros) para limpar o local e reabilitar algumas estruturas que apresentam fissuras por causa da areia.

“Mos Espa está localizada numa região com muito vento, ameaçada por dunas móveis que se deslocam sob o efeito do vento a uma velocidade de 15 metros por ano. Uma duna já soterrou mais de 10 por cento do local”, explicou, em declarações à comunicação social, Nabil Gasmi, da Câmara de Desenvolvimento para o Turismo em zonas de deserto, uma das organizações envolvidas na iniciativa.

“Já conseguimos remover 8.000 metros cúbicos de areia em 12 dias. Infelizmente algumas partes já começaram a desmoronar-se”, acrescentou o representante, durante uma conferência de imprensa.

O Estado tunisino avançou com 160.000 dinares tunisinos (cerca de 73 mil euros) para lançar os trabalhos de reabilitação, bem como está a promover uma plataforma de financiamento participativo (‘crowdfunding’) para conseguir reunir cerca de 45 mil dólares (cerca de 32 mil euros). O restante montante será financiado por mecenas e doações.

“Qualquer operação [de limpeza] é forçosamente temporária, porque é uma área viva”, disse Fahmi Houki, representante do Ministério do Turismo tunisino, salientando que estes trabalhos de remoção poderão dar uma “trégua” de oito a 10 anos ao local.

Esta operação faz parte da estratégia traçada pelo Ministério do Turismo tunisino, em colaboração com a sociedade civil, para transformar o sul da Tunísia, “uma área pouco valorizada”, “num dos polos do turismo em 2014”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos localizaram com precisão o centro do Sistema Solar

Pela primeira vez, uma equipa internacional de cientistas foi capaz de localizar com precisão o centro de gravidade do Sistema Solar. De acordo com o portal Science Alert, que recorda que o baricentro (centro gravidade) …

Misteriosa cruz de mármore com 1.200 anos encontrada no Paquistão

Uma cruz de mármore foi recentemente descoberta no cimo das montanhas do Baltistão, no Paquistão. Os investigadores acreditam que tem cerca de 1.200 anos e que pode ser um sinal da presença de uma antiga …

Nona Sinfonia de Beethoven revela novos detalhes sobre o cérebro humano

A Nona Sinfonia de Ludwig van Beethoven, 250 anos após a sua criação, ajudou a demonstrar a existência de células conceituais no cérebro. Quase 200 anos depois da morte de Beethoven, a maior obra do músico …

Governo vai suspender devolução dos manuais escolares

O ministro da Educação informou hoje que o Governo vai suspender a devolução de manuais escolares, em curso desde 26 de junho, cumprindo a decisão do parlamento, que aprovou uma proposta nesse sentido. O plenário da …

Cuba prestes a abrir portas ao turismo (exceto aos cubano-americanos)

Depois de fechar as suas fronteiras para os turistas no final de março por causa da pandemia da covid-19, Cuba prepara-se agora para reabrir várias das suas baías ao turismo - mas há algumas exceções. …

Cidade do México enterrou os rios para prevenir doenças, mas a covid-19 resiste e prospera

Na tentativa de evitar a disseminação de doenças como a malária e a cólera, a Cidade do México enterrou os seus rios. Agora, como consequência, criou inadvertidamente as condições necessárias para a covid-19 prosperar. A Cidade …

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …