/

No Sudão, antigos túmulos islâmicos aglomeraram-se como galáxias

4

(dr) Stefano Costanzo

Túmulos à volta de Jebel Maman, no Sudão

A região de Kassala, no leste do Sudão, alberga uma grande variedade de monumentos funerários, desde túmulos islâmicos até montes funerários com milhares de anos. Os arqueólogos suspeitam de que a distribuição não foi feita por acaso: é, muito provavelmente, influenciada por fatores geológicos e sociais. 

Stefano Costanzo, da Universidade de Nápoles, em Itália, recolheu um conjunto de dados de mais de 10.000 monumentos funerários da região, distribuídos ao longo de 4.000 km2, identificados por trabalho de campo e teledeteção utilizando imagens de satélite.

Depois, a equipa da universidade italiana analisou a disposição utilizando o modelo Neyman-Scott Cluster, originalmente desenvolvido para estudar padrões espaciais de estrelas e galáxias.

Este modelo acabou por revelar que, tal como as estrelas se aglomeram em torno de centros de alta gravidade, as sepulturas em Kassala aglomeraram-se às centenas em torno de pontos centrais que, provavelmente, representam túmulos mais antigos e de maior importância.

Segundo o SciTechDaily, os cientistas sugerem que a distribuição em maior escala pode ser determinada pelo ambiente. Áreas de “alta gravidade” estão centradas em regiões com paisagens favoráveis ​​e materiais de construção disponíveis.

Já a distribuição em menor escala parece ser um fenómeno social com túmulos construídos perto de estruturas mais antigas, possivelmente incluindo enterros familiares recentes ou mais antigos de importância tradicional.

É a primeira vez que esta abordagem cosmológica é aplicada à arqueologia. Este estudo apresenta, assim, uma nova ferramenta para responder a questões sobre as origens dos sítios arqueológicos.

O artigo científico foi publicado a 7 de julho na PLOS ONE.

ZAP //

4 Comments

  1. Se o islão foi criado depois do 600 DC, como é que estes túmulos que tem “milhares de de anos” são islâmicos????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.