No Sudão, antigos túmulos islâmicos aglomeraram-se como galáxias

(dr) Stefano Costanzo

Túmulos à volta de Jebel Maman, no Sudão

A região de Kassala, no leste do Sudão, alberga uma grande variedade de monumentos funerários, desde túmulos islâmicos até montes funerários com milhares de anos. Os arqueólogos suspeitam de que a distribuição não foi feita por acaso: é, muito provavelmente, influenciada por fatores geológicos e sociais. 

Stefano Costanzo, da Universidade de Nápoles, em Itália, recolheu um conjunto de dados de mais de 10.000 monumentos funerários da região, distribuídos ao longo de 4.000 km2, identificados por trabalho de campo e teledeteção utilizando imagens de satélite.

Depois, a equipa da universidade italiana analisou a disposição utilizando o modelo Neyman-Scott Cluster, originalmente desenvolvido para estudar padrões espaciais de estrelas e galáxias.

Este modelo acabou por revelar que, tal como as estrelas se aglomeram em torno de centros de alta gravidade, as sepulturas em Kassala aglomeraram-se às centenas em torno de pontos centrais que, provavelmente, representam túmulos mais antigos e de maior importância.

Segundo o SciTechDaily, os cientistas sugerem que a distribuição em maior escala pode ser determinada pelo ambiente. Áreas de “alta gravidade” estão centradas em regiões com paisagens favoráveis ​​e materiais de construção disponíveis.

Já a distribuição em menor escala parece ser um fenómeno social com túmulos construídos perto de estruturas mais antigas, possivelmente incluindo enterros familiares recentes ou mais antigos de importância tradicional.

É a primeira vez que esta abordagem cosmológica é aplicada à arqueologia. Este estudo apresenta, assim, uma nova ferramenta para responder a questões sobre as origens dos sítios arqueológicos.

O artigo científico foi publicado a 7 de julho na PLOS ONE.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se o islão foi criado depois do 600 DC, como é que estes túmulos que tem “milhares de de anos” são islâmicos????

RESPONDER

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …