“Homem do coração de ferro”. Túmulo de um arquiteto do Holocausto foi aberto em Berlim (mas não se sabe porquê)

A polícia de Berlim está a investigar a violação do túmulo oficial nazi Reinhard Heydrich, considerado um dos arquitetos do Holocausto, de acordo com a imprensa alemã.

Funcionários do Cemitério dos Inválidos, um dos mais antigos da capital alemã, terão encontrado a sepultura aberta na última quinta-feira. De acordo com uma fonte policial ouvida pelo jornal alemão Tagesspiegel, citada pelo Deutsche Welle, nada terá sido removido do túmulo.

O jornal alemão Bild afirma que a sepultura foi aberta por alguém que teve acesso a informações sigilosas, pois, como no caso de outros nazis de alto escalão, não havia no local nenhuma indicação de quem estaria ali enterrado.

Heydrich serviu na central da força paramilitar Schutzstaffel (SS), sob o comando de Heinrich Himmler. Além de ser responsável pelos serviços de segurança nazis, a SS também abrigava a Gestapo, os serviços secretos.

Heydrich foi um dos arquitetos do Holocausto, tarefa que recebeu de Hermann Göring, um dos assessores de Adolf Hitler.

Além de ser um dos organizadores da Noite dos Cristais, o pogrom -perseguição deliberada de um grupo étnico ou religioso – de 9 de novembro de 1938, Heydrich presidiu no início de 1942 a conferência secreta em Wannsee, que estabeleceu as bases para o Holocausto.

Heydrich recebeu do próprio ditador nazi o apelido “homem do coração de ferro”. Também ficou conhecido como “o açougueiro”, “o carrasco” e “génio do mal de Himmler”. Havia especulações de que Heydrich, 15 anos mais novo do que Hitler, esperava um dia ser o novo líder da Alemanha nazi.

Em maio daquele mesmo ano, ficou ferido num atentado em Praga, organizado por uma equipa de agentes checos e eslovacos treinados pelos britânicos, morrendo dias depois, sucumbindo aos ferimentos. Foi sepultado no Cemitério dos Inválidos em Berlim com honras militares.

Depois de os Aliados venceram a guerra e ocuparam a capital alemã, em 1945, todas as marcações de sepulturas de líderes nazis, inclusive a de Heydrich, foram removidas para impedir que os locais fossem usados como pontos de encontro de simpatizantes nazis. Por isso, para saber onde Heydrich estava enterrado, os arrombadores devem ter recebido indicações de algum informante.

Esta não foi a primeira vez que o túmulo de um nazi do alto escalão é violado na Alemanha. Em 2000, extremistas de esquerda abriram a sepultura de Horst Wessel, o líder da milícia paramilitar nazi SA em Berlim. O grupo disse que pegou no crânio de Wessel e atirou-o ao rio Spree depois de o cemitério se tornar um ponto de encontro de neonazis. Na época, a polícia negou que os restos mortais tenham sido levados e alegou que, no túmulo, estava enterrado o pai de Wessel e não o paramilitar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …

Portugal com mais 67 mortes e 5444 novos casos de covid-19

Portugal regista, esta sexta-feira, mais 67 mortes e 5444 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5444 novos casos, 3161 …

Microsoft vai contratar 300 pessoas, formar funcionários públicos e investir em startups em Portugal

A Microsoft Portugal e o Governo assinaram esta sexta-feira um memorando de entendimento, numa parceria que prevê reforçar a cooperação entre a empresa e o país. O protocolo assinado, descreve o Jornal Económico, estipula que a …