“Homem do coração de ferro”. Túmulo de um arquiteto do Holocausto foi aberto em Berlim (mas não se sabe porquê)

A polícia de Berlim está a investigar a violação do túmulo oficial nazi Reinhard Heydrich, considerado um dos arquitetos do Holocausto, de acordo com a imprensa alemã.

Funcionários do Cemitério dos Inválidos, um dos mais antigos da capital alemã, terão encontrado a sepultura aberta na última quinta-feira. De acordo com uma fonte policial ouvida pelo jornal alemão Tagesspiegel, citada pelo Deutsche Welle, nada terá sido removido do túmulo.

O jornal alemão Bild afirma que a sepultura foi aberta por alguém que teve acesso a informações sigilosas, pois, como no caso de outros nazis de alto escalão, não havia no local nenhuma indicação de quem estaria ali enterrado.

Heydrich serviu na central da força paramilitar Schutzstaffel (SS), sob o comando de Heinrich Himmler. Além de ser responsável pelos serviços de segurança nazis, a SS também abrigava a Gestapo, os serviços secretos.

Heydrich foi um dos arquitetos do Holocausto, tarefa que recebeu de Hermann Göring, um dos assessores de Adolf Hitler.

Além de ser um dos organizadores da Noite dos Cristais, o pogrom -perseguição deliberada de um grupo étnico ou religioso – de 9 de novembro de 1938, Heydrich presidiu no início de 1942 a conferência secreta em Wannsee, que estabeleceu as bases para o Holocausto.

Heydrich recebeu do próprio ditador nazi o apelido “homem do coração de ferro”. Também ficou conhecido como “o açougueiro”, “o carrasco” e “génio do mal de Himmler”. Havia especulações de que Heydrich, 15 anos mais novo do que Hitler, esperava um dia ser o novo líder da Alemanha nazi.

Em maio daquele mesmo ano, ficou ferido num atentado em Praga, organizado por uma equipa de agentes checos e eslovacos treinados pelos britânicos, morrendo dias depois, sucumbindo aos ferimentos. Foi sepultado no Cemitério dos Inválidos em Berlim com honras militares.

Depois de os Aliados venceram a guerra e ocuparam a capital alemã, em 1945, todas as marcações de sepulturas de líderes nazis, inclusive a de Heydrich, foram removidas para impedir que os locais fossem usados como pontos de encontro de simpatizantes nazis. Por isso, para saber onde Heydrich estava enterrado, os arrombadores devem ter recebido indicações de algum informante.

Esta não foi a primeira vez que o túmulo de um nazi do alto escalão é violado na Alemanha. Em 2000, extremistas de esquerda abriram a sepultura de Horst Wessel, o líder da milícia paramilitar nazi SA em Berlim. O grupo disse que pegou no crânio de Wessel e atirou-o ao rio Spree depois de o cemitério se tornar um ponto de encontro de neonazis. Na época, a polícia negou que os restos mortais tenham sido levados e alegou que, no túmulo, estava enterrado o pai de Wessel e não o paramilitar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …