Túmulo de Alexandre Herculano usado como bengaleiro nos Jerónimos

fernando garcía redondo / Flickr

Mosteiro dos Jerónimos

Fotografias divulgadas nas redes sociais, mostrando mochilas e casacos pendurados no túmulo do escritor e historiador Alexandre Herculano, no Mosteiro dos Jerónimos, estão a gerar indignação.

Não se sabe a data, nem o contexto em que estas fotografias foram tiradas, exibindo casacos e mochilas pendurados no túmulo de Alexandre Herculano, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa.

Há várias pessoas a divulgarem-nas nas redes sociais, manifestando a sua revolta pelo que definem como um “desrespeito” pelo túmulo do escritor e historiador, como é o caso do ex-jornalista da RTP António Esteves.

António Esteves atribui a autoria das imagens ao crítico de cinema Eurico de Barros, tal como o Diário de Notícias que também divulga o caso, realçando que o túmulo está a ser usado como “bengaleiro de turistas” e notando que foi usado “como ‘depósito’ de malas e mochilas”.

“Turismo massificado, embrutecimento colectivo, falta de dinheiro para pagar a vigilantes e desleixo institucionalizado dão nisto”, é a reacção de Eurico de Barros, cita o DN, apontando para uma publicação no Facebook que, entretanto, ficou indisponível.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Fazer do túmulo de Alexandre Herculano ou de outro, bengaleiro só mostra o tuga desenrascado, sem educação e sem respeito. Ridiculo.
    O ministério responsável deve ter no seu espólio contidos nalgum armazém um armário decente para colocar nesta zona para uso para estes casos de casacos e malas no chão.

RESPONDER

NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra. A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor - ou NEO Surveyor …

Muco marinho na costa da Turquia ameaça ecossistemas. E é só a ponta do icebergue

Esta semana, a Turquia lançou a maior limpeza marítima da sua história para fazer face à proliferação sem precedentes de muco marinho no Mar de Mármara, um sintoma de um problema ambiental muito maior. Debaixo das …

Fotografia da Rainha Isabel II removida da Universidade de Oxford devido à "história colonial"

Um grupo de estudantes da Universidade de Oxford removeu uma fotografia da Rainha Isabel II da sua área comum devido aos seus laços com a “história colonial”. A atitude gerou uma onda de controvérsia. A imprensa …

Espanha 0-0 Suécia | Muro amarelo trava fúria espanhola

A Espanha e a Suécia empataram hoje 0-0 em jogo da primeira jornada do Grupo E do Euro2020 de futebol, naquela que foi a primeira partida sem golos na competição até ao momento. No estádio La …

Covid-19. Variante indiana causa doença mais grave, dizem médicos chineses

A Delta está a causar doença mais grave e mais rapidamente do que durante a primeira vaga, informaram médicos na zona de Guangzhou, no sudeste da China, onde surgiu um surto recente provocado por esta …

Do café aos brinquedos. Preço do transporte de mercadorias vai atingir a nossa carteira mais cedo do que se pensava

Os preços exorbitantes do transporte de mercadorias pelo mundo poderão atingir a sua carteira mais cedo do que pensa. Mais de 80% de todo o comércio de mercadorias é transportado pela via marítima, mas o alto …

Tal é a qualidade de Portugal, que o treinador da Hungria "podia ser motorista ou roupeiro"

O selecionador da Hungria, o italiano Marco Rossi, afirmou hoje que "até podia ser o motorista ou rapaz dos equipamentos" da seleção portuguesa, tal é a qualidade dos jogadores lusos que vão disputar o Euro2020. “Estamos …

Destroços de avião descobertos no fundo de um lago nos EUA podem pôr fim a um mistério de 56 anos

Trabalhadores que testam equipamentos de investigação subaquática dizem ter encontrado os destroços de um pequeno avião nas profundezas do lago Folsom, na Califórnia. A confirmar-se, podem ter resolvido um mistério com 56 anos. As imagens de …

Norte-americanos envolvidos na fuga de Carlos Ghosn declaram-se culpados

Os dois norte-americanos acusados de ajudarem o ex-presidente da Nissan Carlos Ghosn a fugir do Japão quando aguardava julgamento em liberdade sob fiança declararam-se esta segunda-feira culpados perante a justiça japonesa. De acordo com fontes da …

Enfermeira tentou provar que as vacinas tornam as pessoas magnéticas (mas não correu como previsto)

Na semana passada, a enfermeira negacionista de Ohio Joanna Overholt tentou, durante uma sessão legislativa, provar que as vacinas contra a covid-19 tornam as pessoas magnéticas. Mas não foi bem sucedida. O teste do íman resulta …