Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras da sua cauda.

O dinossauro, denominado Bonapartesaurus rionegrensis, foi descoberto na Patagónia argentina na década de 1980, e as primeiras análises aos fósseis indicavam uma fratura no pé, como apontou na época o paleontólogo argentino Jaime Powell.

Contudo, o estudo do animal – também conhecido como dinossauro bico de pato – ficou paralisado até 2016, quando Powell convidou outra equipa de cientistas para retomar as pesquisas.

Ao retomar o trabalho, a equipa conseguiu desmitificar novos detalhes sobre a saúde do animal. “Além do problema no pé, havia outras possíveis fraturas em várias espinhas neurais das vértebras da cauda”, afirma Penélope Cruzado-Caballero, principal autora do estudo, agora publicado na revista Cretaceous Research.

Durante a pesquisa, os cientistas ficaram particularmente surpreendidos com a condição do pé. “Ficamos impressionados com o grande crescimento ósseo que lhe dava uma aparência de couve-flor e cobria quase todo o metatarso”, ressalta Powell.

Porém, ao estudar as tomografias computorizadas do fóssil, a equipa percebeu que os indicadores mostravam uma redução na densidade óssea e várias áreas onde o tecido cortical havia sido destruído.

“Provavelmente estávamos diante de um cancro ou uma neoplasia, como um osteossarcoma”, especifica Cruzado-Caballero.

“Apesar do grande desenvolvimento do cancro, o problema não afetou significativamente a zona de inserção muscular, por isso não podemos ter certeza de que a lesão afetou sua locomoção”, referiu a paleontologista.

O estudo permitiu constatar que o tumor não se espalhou para outros ossos – já que esse ornitópode preservou quase metade do seu esqueleto. “Embora tenha afetado gravemente o metatarso, não causou a sua morte”, acrescenta Powell.

No entanto, além do problema no pé, outras patologias foram identificadas na coluna neural de duas vértebras da cauda do Bonapartesaurus rionegrensis, escreve o Eurekalert.

De acordo com os cientistas, uma das vértebras apresentou uma fratura deslocada que quase cicatrizou. “Provavelmente tratou-se de uma lesão decorrente de uma pancada forte que fez com que o osso se deslocasse e se curasse dessa forma, dando à coluna vertebral um aspeto curvo”, frisa Cruzado-Caballero.

A outra vértebra teve uma fratura quase totalmente cicatrizada também produzida por um evento, que não levou ao deslocamento do osso. Embora a coluna vertebral mantenha a sua forma reta, os investigadores observaram um inchaço que formou um calo no osso durante a cicatrização.

“Essas fraturas, principalmente no caso da fratura deslocada, devem ter sido associadas a infeções após rutura dos músculos que circundam o osso”, afirma a cientista.

Embora as doenças fossem graves, a morte do Bonapartesaurus rionegrensis não ocorreu imediatamente após os ferimentos, apontam os autores.

Ainda assim, “não podemos quantificar quanto tempo viveu depois, o que significa que pode ter vivido meses ou anos”, comenta Powell.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …