Sepultura egípcia de 3300 anos esconde segredos de guerra antiga

Arqueólogos descobriram a sepultura com 3300 anos de um general chamado Iwrhya no antigo sítio egípcio de Saqqara.

As incrições de hieróglifos nas paredes da sepultura diziam que Iwrhya era “um alto General, um Alto mordomo do domínio de Amon e um Alto mordomo das propriedades de Ramesses II no domínio de Amon”, anunciou o ministério das Antiguidades egípcio.

Amon era um importante deus egípcio naquela altura, muitas vezes referido como o rei dos deuses.

A carreira do General começou durante o reino do faraó Seti I, que governou o Egipto entre 1294 a.C. e 1279 a.C. e continuou durante o reino do faraó Ramesses II, que durou desde 1279 a.C. até 1213 a.C., lia-se nas inscrições da tumba.

A sepultura contém vários quartos, uma capela, um pátio de entrada e uma divisão que os escavadores chamaram o quarto da estátua.

A arte encontrada na sala da estátua retrata as ações militares e as relações estrangeiras com os países fronteiriços, de acordo com o comunicado do Ministério das Antiguidades.

As cenas retratadas incluem “barcos que derrubavam as cargas de jarros de vinho cananeu”. O povo cananeu viveu em Israel e Palestina dos dias modernos e foram, por vezes, governados pelo Egipto.

Além disso, um “bloco descoberto na areia que provavelmente se soltou da parede do lado norte da sepultura mostra uma cena excecional de uma unidade de infantaria e cocheiros a cruzar uma via navegável com crocodilos”. A análise a essa cena sugere que a cruzada teve lugar algures na fronteira este do Egipto.

As escavações continuam e ainda não foram encontrados restos humanos na sepultura. É possível que o espaço tenha sido usado para enterrar vários membros da sua família, como o filho e o avô – ambos mencionados nas inscrições.

De acordo com o comunicado do Minstério das Antiguidades, é possível que Iwrhya tenha descendência estrangeira.

Uma equipa liderada por Ola El Aguizy, professor de Egiptologia na Universidade do Cairo, descobriu e escavou a sepultura entre 2017 e 2018. O espaço fica em Saqqara, a sul de uma pirâmide construída por um faraó chamado Unas, que reinou há mais de 4300 anos. Saqqara é rica em vestígios arqueológicos.

PARTILHAR

RESPONDER

Juno encontra correntes misteriosas na magnetosfera de Júpiter

Há correntes turbulentas e inesperadas que crepitam através da atmosfera de Júpiter, produzindo auroras brilhantes. Juno, a sonda da NASA que orbita a gigante do gás desde 2016, passa sobre as regiões polares de Júpiter há …

Remake de O Rei Leão já estreou. Manuel Moreira dá voz a Simba e José Raposo a Pumba

A nova versão do filme ‘O Rei Leão’, da Disney, chega esta quinta-feira às salas de cinema portuguesas e Espalha-Factos dá-te a conhecer quem serão as vozes portuguesas que irão protagonizar um dos filmes mais …

Camisola da princesa Diana leiloada por quase 48 mil euros

A camisola de ginástica da princesa Diana, a "Princesa do Povo", foi leiloada online, esta quarta-feira, por quase 48 mil euros. Uma das sweatshirts de ginástica preferidas da princesa Diana foi leiloada online e vendida por …

Vem aí o novo supercarro elétrico da Lotus. É o mais potente do mundo

https://vimeo.com/348855966 O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano. Depois de anos sem oferecer novidades …

Depois da Área 51, 17.000 preparam-se para "assaltar" o Triângulo das Bermudas

Quase 18.000 pessoas aderiram ao evento do Facebook "Assalto ao Triângulo das Bermudas, não nos pode engolir a todos", um projeto que parece inspirar-se num outro plano recente que visa também tomar de assalto a …

Copos menstruais são tão fiáveis como os tampões

Os copos menstruais são seguros e tão ou até mais fiáveis em termos de fugas que os tampões ou os pensos higiénicos. A conclusão chega após um primeiro grande estudo científico sobre este produto que analisa …

Empresário de Casillas condenado a quatro anos de prisão

Santos Márquez, o agente que mediou a transferência do futebolista Iker Casillas para o FC Porto, foi condenado esta quinta-feira a quatro anos de prisão, escreve o jornal espanhol El Confidencial.  O Tribunal Provincial de Palma …

Islândia está a tentar trazer de volta árvores cortadas pelos Vikings

Numa tentativa de reflorestar o país, a Islândia está a tentar trazer de volta as árvores derrubadas pelos Vikings no passado. É o país menos florestado da Europa. As árvores na Islândia são tão raras e …

Parlamento encerra trabalhos com reunião-maratona de sete ou oito horas

O parlamento encerra, na sexta-feira, a legislatura com uma reunião plenária que começa às 09:00, para vários debates e uma “maratona” de votações, e deverá prolongar-se, no total, sete a oito horas, até às 17:00. A …

EUA. Florida recruta insetos para matar plantas invasoras

A Florida, nos Estados Unidos (EUA), está a importar insetos para travar as espécies invasoras que estão a destruir as plantas do Parque Nacional de Everglades. Estes insetos parecem ser menos prejudiciais do que as …