Sepultura egípcia de 3300 anos esconde segredos de guerra antiga

Arqueólogos descobriram a sepultura com 3300 anos de um general chamado Iwrhya no antigo sítio egípcio de Saqqara.

As incrições de hieróglifos nas paredes da sepultura diziam que Iwrhya era “um alto General, um Alto mordomo do domínio de Amon e um Alto mordomo das propriedades de Ramesses II no domínio de Amon”, anunciou o ministério das Antiguidades egípcio.

Amon era um importante deus egípcio naquela altura, muitas vezes referido como o rei dos deuses.

A carreira do General começou durante o reino do faraó Seti I, que governou o Egipto entre 1294 a.C. e 1279 a.C. e continuou durante o reino do faraó Ramesses II, que durou desde 1279 a.C. até 1213 a.C., lia-se nas inscrições da tumba.

A sepultura contém vários quartos, uma capela, um pátio de entrada e uma divisão que os escavadores chamaram o quarto da estátua.

A arte encontrada na sala da estátua retrata as ações militares e as relações estrangeiras com os países fronteiriços, de acordo com o comunicado do Ministério das Antiguidades.

As cenas retratadas incluem “barcos que derrubavam as cargas de jarros de vinho cananeu”. O povo cananeu viveu em Israel e Palestina dos dias modernos e foram, por vezes, governados pelo Egipto.

Além disso, um “bloco descoberto na areia que provavelmente se soltou da parede do lado norte da sepultura mostra uma cena excecional de uma unidade de infantaria e cocheiros a cruzar uma via navegável com crocodilos”. A análise a essa cena sugere que a cruzada teve lugar algures na fronteira este do Egipto.

As escavações continuam e ainda não foram encontrados restos humanos na sepultura. É possível que o espaço tenha sido usado para enterrar vários membros da sua família, como o filho e o avô – ambos mencionados nas inscrições.

De acordo com o comunicado do Minstério das Antiguidades, é possível que Iwrhya tenha descendência estrangeira.

Uma equipa liderada por Ola El Aguizy, professor de Egiptologia na Universidade do Cairo, descobriu e escavou a sepultura entre 2017 e 2018. O espaço fica em Saqqara, a sul de uma pirâmide construída por um faraó chamado Unas, que reinou há mais de 4300 anos. Saqqara é rica em vestígios arqueológicos.

PARTILHAR

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …