Tudo aquilo que se pode esperar do Clássico (e alguns “trunfos” na manga)

Manuel de Almeida / Lusa

O ponto de situação é simples. O campeonato ainda está longe de terminar, mas a distância de sete pontos do FC Porto para o líder, SL Benfica, deixa os ‘dragões’ praticamente obrigados a vencer.

As ‘águias’ ainda só perderam um jogo esta temporada — precisamente contra os ‘azuis e brancos’ — e, a manter este ritmo, tem caminho aberto para renovar o título de campeão nacional.

Na primeira volta do campeonato, logo à terceira jornada, o FC Porto mostrou-se superior na Luz e venceu por 0-2. Zé Luís e Moussa Marega foram os autores dos golos numa noite inesquecível que fica na memória pela excelente exibição protagonizada.

Bruno Lage exclui a hipótese dos ‘encarnados’ jogarem para o empate e promete fazer de tudo para vencer.

Temos de jogar o jogo e fazê-lo da melhor forma possível para ganhar. Imaginem que empatávamos e ficávamos todos felizes, e entretanto perdíamos todos os outros pontos de vantagem. Isso não faz sentido, até porque vamos na 20.ª jornada e estamos muito longe do que quer que seja”, atirou o técnico benfiquista.

Por sua vez, Sérgio Conceição argumenta que este é um jogo importante, mas não decisivo,  contra um Benfica “extremamente forte”.

É um jogo importante. Decisivos são os 14 jogos que vamos ter para além deste. São três pontos que podemos ganhar a um adversário direto. É muito importante, não há qualquer dúvida”, disse o treinador portista.

“O Benfica é uma equipa que mete muita gente na frente a atacar. Por vezes podem ser menos eficazes no momento defensivo. Eu vejo uma equipa do Benfica extremamente forte, uma equipa das mais fortes dos últimos anos. Os resultados falam por si. Perderam com o FC Porto na Luz e não voltaram a perder nenhum jogo no campeonato”, acrescentou.

Os ‘onzes’ esperados e as baixas

O FC Porto entra para este clássico com duas baixas fundamentais: Pepe, que está em tratamento e ginásio, e Danilo Pereira, que está em treino condicionado e ginásio. Além disso, de acordo com o boletim clínico, Vincent Aboubakar está também em treino condicionado e ginásio.

Ainda assim, Conceição admitiu que Pepe está “um bocadinho melhor” e, por isso, há uma possibilidade de o central brasileiro ainda conseguir jogar.

O ‘onze’ dos portistas não deverá contar com grandes surpresas. Jesús Corona deve ser escolha em detrimento de Wilson Manafá a lateral direito, devido às suas boas exibições recentemente naquela posição do terreno.

Em caso da ausência esperada de Danilo Pereira, deverá ser Sérgio Oliveira a assumir a responsabilidade. Com a experiência necessária para alinhar num Clássico, o médio português poderá ser a escolha de Conceição para fazer parceria com Matheus Uribe no meio-campo.

Embora Zé Luís tenha jogado na última partida para a Taça de Portugal, ainda se está a adaptar após ter regressado recentemente de lesão. Aliado a isso, a boa forma de Tiquinho Soares deverá valer ao brasileiro um lugar nas escolhas dos ‘tripeiros’ para o jogo de hoje.

No ‘onze’ das águias, as principais dúvidas estão no meio-campo e no ataque. Com a lesão de Jardel, Rúben Dias e Ferro serão com toda a certeza a dupla de centrais e a ‘verdura’ de Tomás Tavares deixa Bruno Lage mais confiante em André Almeida para lateral direito.

Há ainda a baixa de última hora de Gabriel, que a confirmar-se, vai afetar as escolhas de Bruno Lage.

O treinador benfiquista poderá apostar em Julian Weigl para assumir a vertente mais defensiva do meio-campo ‘encarnado’. Embora ainda não esteja muito ambientado ao plantel, o alemão tem as qualidades necessárias para aquilo que se espera dele neste jogo. Taarabt, que é um aposta típica de Lage, deverá jogar ao lado do germânico.

Ainda dentro do campo da especulação, as alas do terreno deverão ser ocupadas por Pizzi e Franco Cervi. O português é uma das mais-valias dos ‘encarnados’ e parece praticamente confirmada a sua presença no Clássico.

Na frente do terreno poderemos ver o ponta de-lança Carlos Vinícius, que deverá ser preferência face a Seferovic, e ainda Rafa Silva, que tem estado em bom plano recentemente.

A partida tem início marcado para as 20h30 deste sábado. O FC Porto, a jogar em casa, vai querer certamente vencer para não perder rasto aos seus adversários diretos. Por outro lado, o Benfica vai querer reforçar a vantagem confortável de sete pontos que leva, podendo assim dar um passo importante para a conquista de mais um campeonato nacional.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …