Tubarões reúnem-se todos os anos em Israel (e não se sabe porquê)

Um grupo de investigadores iniciou a quinta temporada de um estudo de um fenómeno incomum: uma concentração de tubarões num lugar na costa mediterrânea de Israel.

Os funcionários da Estação de Investigação Mrina Morris Kahn, da Universidade de Haifa, está a realizar uma operação de rastreamento aos tubarões que regressam anualmente às proximidades da central elétrica Orot Rabin, na cidade de Hadera.

“O primeiro tubarão foi um tubarão-negro de cerca de 2,5 metros de comprimento que chamamos de Hamsa”, disse Aviad Sheinin, responsável de pesquisa de superpredadores do centro de investigação, ao The Jerusalem Post.

“Podemos identificar uma repetição no comportamento dos tubarões, porque regressam todos os anos à costa de Hadera. Vamos concentrar-nos em tentar entender esse fenómeno usando vários meios tecnológicos”, explicou Sheinin.

Os investigadores descobriram que os primeiro tubarões a chegar àquela zona todos os anos são as fêmeas do tubarão-negro, muito pouco conhecido na parte oriental do Mediterrâneo. Em seguida, juntam-se machos do tubarão-cinzento, uma espécie considerada ameaçada de extinção neste mar. As fêmeas que regressam permitem que os investigadores continuem os seus estudos sobre estes predadores.

“O número de tubarões no Mediterrâneo está a diminuir devido à sobrepesca das presas que constituem os seus alimentos ou à captura involuntária dos próprios tubarões. Parte do estudo procura reduzir o seu agrupamento não intencional para ajudar a sua conservação”, explicou Sheinin.

A concentração de tubarões neste lugar é um fenómeno único, que não é visto em águas semelhantes do planeta.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No meu entender até os tubarões já perceberam que do lado da Palestina não têm nada a aprender por isso escolhem o local mais atractivo!

RESPONDER

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …

"Muu". O mugido de uma vaca pode revelar como se sente

https://vimeo.com/386240607 Ao ouvido humano, os mugidos parecem indistintos. No entanto, um estudo recente revelou que cada vaca tem a sua própria voz - e esta persiste em inúmeras situações. De acordo com um estudo recente, levado a …

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …