/

Tubarão “pré-histórico” capturado na costa Algarvia

O Instituto Português do Mar a da Atmosfera revelou hoje que investigadores portugueses capturaram um macho da espécie tubarão-cobra, em agosto na costa algarvia. Com cerca de 1,5 metros, este tubarão é um verdadeiro “fóssil vivo”.

Investigadores do IPMA e do Centro de Ciências do Mar, a bordo de um arrastão comercial, registaram a captura de um tubarão “com características pouco comuns”. Segundo o comunicado do IPMA, o animal é considerado uma das espécies mais antigas.

O tubarão-cobra possui um corpo longo e esguio e a sua cabeça lembra a de uma cobra. Além disso, a espécie apresenta também uma dentição muito particular, “sendo a sua biologia e ecologia pouco conhecidas“.

Esta espécie pode ser encontrada ao longo de todo o Atlântico, incluindo a costa norueguesa e águas da Escócia, da Galiza, dos Açores, da Madeira e das Canárias. Nos oceanos Índico e Pacífico, pode ser vista no Japão, na Austrália e na Nova Zelândia.

Ainda assim, este tubarão não é capturado devido às profundidades a que vive.

O presente exemplar foi capturado na costa algarvia aos 700 metros de profundidade, durante um embarque no âmbito do projeto MINOUW, uma iniciativa que visa a minimização das capturas indesejadas nas pescarias europeias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.