/

Tsunami de 2004 foi o maior desastre natural dos últimos cem anos

O tsunami de 2004, que fez pelo menos 230 mil mortos, um terço dos quais crianças, 1,5 milhões de desalojados e oito mil milhões de euros de prejuízos, foi o mais mortífero desde que há registos.

As ondas do tsunami de 26 de dezembro de 2004, que fizeram vítimas numa dezena de países, um terço das quais crianças, e destruíram a costa do Oceano Índico, atingiram os 30 metros e avançaram a uma velocidade que chegou aos 800 quilómetros por hora.

A energia total libertada pelas ondas do tsunami foi equivalente a mais do dobro do total de explosivos usados na segunda guerra mundial, incluindo as duas bombas atómicas.

Aquele que é considerado um dos desastres naturais mais mortais da história foi precedido de um terramoto com epicentro no mar, a 30 quilómetros de profundidade e a cerca de 160 quilómetros a oeste da ilha indonésia da Samatra.

A província indonésia de Aceh foi precisamente a mais afetada, contando ali mais de 127 mil mortos, 93 mil desaparecidos, 635 mil desalojados e uma área de destruição equivalente a 45 campos de futebol.

Depois da Indonésia, os países mais afetados foram o Sri Lanka, a Índia e a Tailândia, mas o tsunami atravessou o Oceano Índico e deixou também uma área de destruição nas zonas costeiras da África Oriental, designadamente na Tanzânia, na Somália e no Quénia.

O maremoto foi igualmente observado na África do Sul e produziu ainda pequenos tsunamis ao longo das costas ocidentais da América do Norte e do Sul.

O sismo, com uma magnitude de 9.1 a 9.3 na escala Richter, foi o terceiro maior registado num sismógrafo e o mais longo — entre 8,3 a 10 minutos -, e deu origem a outros terramotos em locais tão distantes como o Alasca, nos Estados Unidos.

O abalo ocorreu numa zona de convergência de placas tectónicas, com a da Índia a mergulhar por baixo da placa da Birmânia e provocando um deslocamento de cerca de 15 metros, um valor elevado comparado com a velocidade normal do movimento das placas oceânicas, cerca de um milímetro por ano.

A deslocação das placas tectónicas também alterou a rotação do planeta, tornando os dias mais pequenos em 6,8 microssegundos, modificou a posição do Polo Norte em 2,5 centímetros e tornou a Terra ligeiramente mais redonda.

Todos os anos são sentidos cerca de 7000 terramotos, a maior parte dos quais moderados, no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica localizada no Oceano Pacífico e que abrange o oeste da América, o leste da Ásia e a Oceânia.

Na lista dos tsunamis mais mortais da história destaca-se como o pior registado no Oceano Atlântico o de 1755, que, juntamente com os incêndios que lhe seguiram, fez pelo menos 10 mil mortos e destruiu grande parte de Lisboa.

Escala de Richter

DESIGNAÇÃO MAGNITUDE EFEITOS POSSÍVEIS QUANTIDADE
Micro < 2,0 Micro tremor de terra, não se sente. ~ 8000 por dia
Muito pequeno 2,0-2,9 Geralmente não se sente, mas é detectado/registado. +/-1000 por dia
Pequeno 3,0-3,9 Frequentemente sentido, mas raramente causa danos. +/-49000 por ano
Ligeiro 4,0-4,9 Tremor notório de objectos no interior de habitações, ruídos de choque entre objectos. Danos importantes pouco comuns. +/- 6200 por ano
Moderado 5,0-5,9 Pode causar danos maiores em edifícios mal concebidos em zonas restritas. Provoca danos ligeiros nos edifícios bem construídos. +/- 800 por ano
Forte 6,0-6,9 Pode ser destruidor em zonas num raio de até 180 quilómetros em áreas habitadas. +/- 120 por ano
Grande 7,0-7,9 Pode provocar danos graves em zonas mais vastas. +/- 18 por ano
Importante 8,0-8,9 Pode causar danos sérios em zonas num raio de centenas de quilómetros. +/- 1 por ano
Excepcional 9,0-9,9 Devasta zonas num raio de milhares de quilómetros. +/- 1 a cada 20 anos
Extremo > 10,0 Nunca registado x

Fonte: Apolo11.com

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.