Um truque simples pode ajudá-lo na sua próxima entrevista de emprego

A pesquisa indica que fazer piadas que enalteçam as suas competências aumenta as probabilidades de ter sucesso na procura de emprego.

Um estudo recente publicado na Personality and Social Psychology Bulletin sugere que o “humorbragging“, a arte de combinar a arrogância com o humor, pode ser a chave para o sucesso na procura de emprego e na realização de apresentações.

A pesquisa compreendeu quatro investigações, começando com uma experiência com dois currículos fictícios enviados a 345 empresas. Um currículo incluía um comentário humorístico, enquanto o outro era direto. O currículo humorístico recebeu três vezes mais respostas, indicando a eficácia do humor em captar a atenção dos empregadores, escreve o IFLScience.

Noutra parte do estudo, voluntários que agiram como gerentes de restaurante avaliaram duas transcrições de entrevistas para uma posição de chef de pastelaria, um com humorbragging e outro sem. O candidato que usou humor foi percebido como mais caloroso e competente, aumentando a probabilidade de ser contratado.

Os investigadores estenderam o estudo a apresentações empresariais, analisando 154 apresentações das primeiras quatro temporadas do programa de TV “Shark Tank“, e descobriram que o humorbragging aumentava significativamente as probabilidades de garantirem um investimento, particularmente entre empreendedores do sexo masculino.

O último aspeto do estudo diferenciou o humorbragging de outros tipos de humor, confirmando a sua eficácia específica em destacar-se durante entrevistas.

“Embora os nossos estudos mostrem os efeitos positivos do humor, uma advertência importante é o contexto e a execução”, explica Jieun Pai, autor principal do estudo. O cientista destaca a importância do contexto e da execução no uso do humorbragging, alertando que o que funciona numa entrevista de emprego pode não ser eficaz noutra.

A pesquisa aconselha ainda a usar-se esta técnica com moderação, especialmente considerando o variado sentido de humor em diferentes culturas e campos profissionais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.