Um truque simples remove quase 90% dos microplásticos da água

Um novo estudo encontrou evidências de que ferver a água da torneira durante cinco minutos elimina mais de 80% dos microplásticos.

Um estudo inédito, publicado na revista Environmental Science & Technology Letters, da Universidade de Jinan, na China, traz esperança na luta contra a poluição por microplásticos, depois de ter encontrado evidências de que ferver a água da torneira durante cinco minutos pode eliminar mais de 80% destes contaminantes.

Os microplásticos, agora encontrados na nossa alimentação, órgãos e até na placenta, representam um risco não definido para a saúde humana, com descobertas recentes a ligá-los a depósitos de gordura nas artérias que podem conduzir a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

O investigador principal, Eddy Zeng, e a sua equipa conduziram experiências que demonstraram que ferver a água da torneira reduz significativamente o conteúdo de nano e microplásticos (NMP), de uma concentração média de 1 miligrama por litro para níveis mais de 80% inferiores.

Esta redução é atribuída à ligação dos NMPs com a calcificação formada a partir do conteúdo de cálcio da água durante a fervura, sendo particularmente eficaz em “água dura” com níveis mais elevados de cálcio, explica a New Scientist.

A prática de ferver a água, comum em vários países asiáticos como a China, Vietname e Indonésia, é destacada não apenas como uma tradição, mas também como uma precaução de saúde potencialmente vital.

Os resultados do estudo sugerem que indivíduos que fervem a água da torneira antes do consumo podem reduzir drasticamente a sua ingestão de NMPs, com o consumo de água fervida resultando em duas a cinco vezes menos ingestão de NMPs do que água da torneira não fervida.

Contudo, os investigadores também defendem medidas mais amplas e proativas para abordar a raiz do problema.

Estas incluem a modificação de estações de tratamento de água potável para prevenir a contaminação e explorar soluções sustentáveis para limitar a propagação de micro e nanoplasticos no ambiente.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.